Mochilão JM 2018 Parte 3 - África do Sul e Moçambique
Documento histórico: um sonho do negro brasileiro que ajudou a fazer a Abolição
A ÁFRICA DE REBOUÇAS | Mochilão JM 2018 - Parte 3: Na última etapa de seu périplo, o jornalista Jomar Morais realizou um feito até então inédito: refez o caminho de André Rebouças na África do Sul e em Moçambique, durante seu auto-exílio no final do século 19. Rebouças, o engenheiro negro, amigo do imperador Pedro II e da princesa Isabel, que atuou decisivamente para a libertação dos escravos no Brasil, assumiu integralmente os valores de sua negritude e desceu da Europa para a África a fim de lutar pelos seus irmãos africanos. Não conseguiu realizar o seu sonho e morreu pobre e solitário na Ilha da Madeira.
JM visitou as paisagens de Barberton, Joanesburgo e Cidade do Cabo onde André Rebouças viveu por cerca de um ano e meio e obteve documentos da época. O vídeo inclui trecho da visita de JM em 2010 ao penhasco de Funchal, na Ilha da Madeira, onde Rebouças morreu.
Não deixe de se deliciar com as canções da trilha sonora e trechos do musical "André Rebouças, o Engenheiro da Liberdade". Veja também os vídeos anteriores do Mochilão JM 2018: "O Arco-íris de Madiba" e "A África de Gandhi: o Despertar do Mahatma".
Inscreva-se em nosso canal.
Oito Anos Depois Aguarde o texto Oito Anos Depois, sobre os fatos resumidos no documentário acima.