Contamos com 
a sua parceria
 
 
 
 

Planeta Jota é um site independente com olhar diferenciado sobre temas essenciais.

Se você gosta de nossos conteúdos, doe qualquer valor e ajude-nos a prosseguir com este projeto iniciado há 23 anos.
A cada doação você ganha um livro digital
do acervo do Livreiro Sapiens.

Obrigado por sua colaboração.

 
Ano 23                                                                                                              Editado por Jomar Morais
vitrine pj
tv sapiens


Conexões
por Glácia Marillac, jornalista da TV, comentarista do rádio e palestrante
O gol é seu
O gol é seu
09/07/2018

O sonho do Hexa nesta Copa acabou. A derrota foi dura e nós que estávamos na torcida ficamos tristes, mas o bom é lembrar que a bola continua nos pés dos brasileiros e precisamos fazer nossos gols.

Em 2014 fizemos um projeto muito especial que é o Gol é Seu. Seja o Artilheiro da sua vida. Agora em 2018 apresentei este projeto em um Congresso no Centro de Convenções de Fortaleza, a convite do Movimento Awaken Love. A ideia é trazer para a nossa vida os aprendizados que temos com a linguagem do futebol. Tem inclusive uma letra que eu escrevi e Valéria Oliveira transformou em música e cantou junto com Isaque Galvão que diz assim: "Minha gente é agora não dá mais para esperar a vida é um jogo, o mundo uma bola que não para de girar. Vá à luta, não desista e comece a jogar . A regra é clara. Se cair é só sorrir e levantar. O gol é seu, o gol é meu, o gol é nosso bote fé neste teu sonho".

Acredite, meu irmão, prá conquistar tem de ralar, tem de dar duro, todos nós temos futuro, é só seguir o coração. Se quiser vencer defina aonde você quer chegar. Defina sua posição e da sua vida seja o artilheirão. É preciso correr atrás, trocar reclamação por ação, sem inveja nem orgulho. Entrar em campo com determinação. E em ritmo de cordel escrevi mais um texto para nunca esquecermos de que, no campo da nossa vida, só nós podemos fazer nossos próprios gols!

O GOL É SEU!

Você está sendo convidado

Para do GOL É SEU participar

Este projeto foi criado

Para você se empoderar

E não adianta se esquivar

A bola está nos seus pés

É hora de começar a jogar.

Se disserem : você não vai conseguir

Siga o seu coração

E não pense em desistir

Deixe a bola rolar forte no chão

Quem se ama, não se abala não!

Vá com fé, com determinação

Nunca pare antes de agir

Mantenha o foco, não perca o sonho

Se estiver alegre e ficar tristonho

É assim mesmo, pode relaxar

O melhor é aprender a jogar

Sabendo perder, dá para ganhar

Milagres existem
Milagres existem
21/04/2018

Em João 10, está revelado: “Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens. O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância”.

Vida em abundância significa uma vida rica em todos os sentidos. Rica de amor, de paz, de saúde, de alimentos, de condições para que todos possamos viver bem e felizes.

Por que muita gente insiste em alimentar pensamentos pobres se podemos pensar de forma próspera preferindo ver sempre, inclusive nos problemas, uma forma de nos tornar pessoas melhores?

Recebi esta mensagem pela internet atribuída ao cientista Albert Einsten, que diz assim: "Só há duas maneiras de viver a vida. A primeira é vivê-la como se os milagres não existissem. A segunda é vivê-la como se tudo fosse milagre". Pois, então, minha gente, vamos girar a chave. Vamos aproveitar esta semana para ter um olhar mais amoroso para a nossa vida. Tudo depende da nossa forma de ver o mundo. Não temos inimigos nem amigos, temos professores. É preciso desenvolver uma motivação intrínseca para que todos os dias, haja a substituição das lentes da escassez pelas lentes da abundância. A economia tradicional parte da escassez e se organiza de forma hierárquica, num processo de competição. A economia colaborativa desafia as premissas da escassez e da concorrência e solidariza os recursos. Nunca vai faltar porque todos compartilham em equilíbrio. É nisto que acredito. E você?

Aprendendo com as crianças
Aprendendo com as crianças
30/09/2016

Se a gente quiser avançar nesta vida, é preciso ter humildade para aprender com as crianças. Eu sei que a correria diária não nos permite a toda hora parar para ouvir nossos filhos e alcançar a profundidade do que eles falam.

Quase todas as vezes, minha filha Helena me vê escrever esses textos que publico aqui. E hoje ela me surpreendeu perguntando se eu poderia parar para escutar a mensagem que ela tinha para dizer. Curiosa eu comecei a anotar exatamente o que ela dizia:

"Mamãe diga assim: só o amor vai nos salvar. Se tem alguma coisa estranha em você, olhe no espelho, ele é o nosso reflexo. Se você estiver triste, fique feliz porque ficar feliz é melhor. A estrela cadente atende os nossos desejos, mas é difícil de achá-las, então fique com os seus pais e as pessoas que você ama, eles também realizam nossos desejos. A paz e o amor são bons e todas as pessoas tem de se abraçarem e ser boas. E se você fez um trato, cumpra o trato. Trato é trato. Promessa é promessa. Tenha respeito pelas pessoas e cumpra o que prometeu.

Viu aí, minha gente. Não aumentei uma vírgula. Helena só tem 5 anos de idade e já aprendeu um monte de coisa que, se a gente colocar em prática, certamente teremos muito mais sucesso, paz e amor nas nossas vidas.

Aniversários e aprendizados
Aniversários e aprendizados
28/07/2016

Estive viajando e aprendendo muitas coisas especiais. No decorrer dos nossos encontros falarei sobre cada uma delas. Mas, agora, peço licença para fazer uma homenagem ao meu pai, à minha mãe, aos meus dois irmãos e a todos os que aniversariaram neste mês de julho. Tem um verso de uma poesia minha sobre aniversário que diz assim: “Não gosto de fazer aniversário. Sinal de que estou morrendo. Gosto de fazer aniversário. sinal de que eu estou morrendo.” A vida é assim, cheia de ajuste, do início ao fim.

Meu pai sempre dizia que havia duas formas de aprender na vida: uma aprendendo com quem já quebrou a cabeça e outra é quebrando a cabeça para aprender. Para mim, esse foi um grande aprendizado. Sempre preferi respeitar e aprender com os mais experientes para não ter de quebrar a cabeça. Se os filhos prestassem mais atenção no que os pais e os mais experientes falam, não teriam que sofrer tanto para aprender. 

Com minha mãe aprendi um monte de coisa boa. Ela Sempre me disse assim: minha filha, ninguém joga pedra em árvore que não dá fruto. Então você vai preferir dar fruto e, às vezes, levar umas pedradinhas ou não dar fruto? Felizmente eu e meus irmãos preferimos dar frutos e aceitar as “pedradas”, tentando olhar o lado bom delas. Afinal, seguindo nosso caminho com honestidade e dando o melhor de nós, certamente, a gente conseguirá ter muito mais sucesso, paz e amor nas nossas vidas!


Ser ético e fazer o bem
Ser ético e fazer o bem
02/07/2016

Ainda falando sobre ética e completando meus três comentários sobre o assunto, lembrei da importância de agirmos de forma cada vez mais ética fazendo uma reflexão todos os dias ao acordar e ao adormecer.  Uma pergunta básica pode gerar várias transformações na nossa vida. Recebi a sugestão de todos os dias me questionar com uma simples pergunta: o que eu fiz hoje para tornar a minha vida e a vida dos outros melhor? Se queremos caminhar para um mundo mais humano, precisamos construir esta humanidade a partir de nós mesmos.

O filósofo Kant, nascido no século 18, na antiga Prussia, hoje território russo, ressalta que toda reforma interior e toda mudança para melhor dependem exclusivamente da aplicação do nosso próprio esforço. Ele recomenda que temos de agir de tal modo que “a máxima da nossa ação possa tornar-se princípio de uma legislação universal." O filósofo lembra ainda que a única forma de a bondade moral existir é quando as criaturas racionais apreenderem o que devem fazer e, encarando as outras pessoas como fim e não como meio.

Ou seja, precisamos  promover o bem sem olhar a quem, não utilizando as pessoas apenas como ponte para conquistar algo como infelizmente acontece nesse jogo de interesses que faz parte da vida de muita gente. Então, é isso.  É necessário lembrar que nossa inteligência é para ser usada para nossa evolução como seres humanos, como cidadãos e não como seres individuais e iludidos que ficam correndo para se promover, esquecendo que a única certeza da vida é a morte e que precisamos deixar um rastro de bondade, amor e paz por onde passarmos enquanto a vida ainda pulsa...

Somos Um
Somos Um
03/06/2016

Somos UM. Este sentimento precisa se aprofundar na nossa alma. Somos UM conosco mesmo e com os outros. Somos UM com o universo.

Estamos todos conectados e um olhar apurado pelo justo meio é fundamental para para refletirmos como vai a nossa própria ética diante de um país que está passando por tantas mudanças. O filósofo grego Aristóles, há três séculos antes de Cristo, dizia que estudamos a ética a fim de melhorar nossas vidas e que, para viver bem, precisamos viver com sabedoria, colocando em prática os mais nobres conhecimentos e adquirindo hábitos que sejam cada vez melhores para nós e para a humanidade. Mas ele reconhece: "A maioria dos homens não procede assim. Refugiam-se na teoria e pensam que, por terem acesso aos livros, se tornarão bons dessa maneira. Assim se portam como doentes que escutam atentamente seus médicos, mas não fazem nada do que estes lhe prescrevem”.

Então, minha gente, recado dado. Não adianta só a gente saber o que é certo e o que é errado na teoria. É preciso colocar em prática essas virtudes diariamente. Confesso que não é fácil. Muitas vezes a gente se pega buscando fora o que já está dentro de nós. Apenas o que falta é colocar em prática o conhecimento.

“Não adianta dizer Sim se é o Não que se quer dizer.” Este verso que escrevi me levou a ficar muito mais atenta às minhas atitudes. Hoje, antes de dar sim ou não para qualquer coisa, tento parar para analisar minhas motivaçoes. Desta forma consigo sair do automático e pensar antes de afirmar ou negar qualquer coisa. Enfim, em épocas onde os Sins e Nãos estao mudando o curso da história, é bom respirar, amar e sentir antes de opinar.

Acima das paixões
Acima das paixões
06/05/2016

Difícil. Tudo está difícil. O Brasil vivendo o caos, casais vivendo o caos, nosso bolso vivendo o caos? E a nossa alma? Nossa alma precisa ter calma. Precisa entender que o corpo envelhece e que cada um tem o destino que merece. Será? Com este verso de um dos 108 poemas que escrevi começo este pequeno texto reflexivo.

Neste fim de semana dei  aula de ética para alunos de Especialização do curso de Marketing digital da UNP e estudamos alguns filósofos fundamentais para o tema como Aristoteles, kant e Spinoza.

O filósofo  Spinoza  nasceu  na Holanda no século XVII e orientava que para ser um cidadao ético é necessário "não rir nem chorar, mas compreender as pessoas que ainda estão agindo dominada por paixões.” Achei essa frase fundamental para esta fase que estamos atravessando no nosso Brasil.

Diante dos apaixonados discursos, cada um defendendo seu Sim e seu Não para o impeachment em nome de todas as paixões e bem longe da ética, é fundamental que clamemos pela moral e bons costumes e respiremos bem fundo para que em vez de entrarmos na discussão possamos parar  e avaliar nosso papel neste momento histórico. Precisamos fazer a nossa parte em não entrar na briga, mas não entrar na inércia dos decepcionados. Precisamos nos manter prontos para a luta diária por um Brasil melhor, por um mundo melhor, por um ser humano melhor, que somos nós mesmos. Deixando de reclamar e passando a amar mais nossa pátria e a nós mesmos, certamente nós e as próximas gerações viveremos num país com muito mais sucesso amor e paz.

O que é felicidade?
O que é felicidade?
05/03/2016

Você se considera uma pessoa feliz? E o que é ser uma pessoa feliz? Difícil pergunta, né? Eu estive lendo uma reportagem sobre o tema e fiquei sabendo que, apesar dos vários estudos em torno da felicidade, inclusive nas mais renomadas universidade do mundo, ainda não existe uma definição para o que é, de fato, ser feliz!

De tudo que eu li, o que achei mais interessante foram as conclusões da pesquisadora Emiliana Thomas, da Universidade de Berkeley, na Califórnia. Depois de, ao longo de anos, entrevistar dezenas de pessoas, ela chegou à conclusão que existem algumas regras básicas sobre o que não é felicidade, tais como:

– Ter todas as suas necessidades pessoais atendidas;
– Sentir-se sempre satisfeito com a vida;
– Sentir prazer o tempo todo;
- Nunca sentir emoções negativas.

Pois é, esses itens que muitos apontam como sinônimo de felicidade, cientificamente está comprovado que não são. Muita gente diz: eu sou feliz, me divirto, vivo rindo, tá tudo ótimo.  Se essa for uma afirmação pacífica, tranquilo. Parabéns. Mas se for uma afirmação mascarada, só para ficar bem na fita perante os outros, essa pessoa pode até  viver surtos temporários de felicidade, mas não é eficaz em manter sua felicidade geral ao longo do tempo, inclusive quando as rugas chegam e algumas doenças vem junto…

Depois de muitas pesquisas, a ciência  chegou à conclusão de que a verdadeira felicidade é a paz geral da mente, é  estar satisfeito com cada aspecto de sua vida, mesmo que não sejam os que a sociedade impõem como ideais. Ou seja, ser feliz é estar em paz, apesar dos problemas que aparecem. Então é isso: tendo mais paz interior, aceitando inclusive os momentos tristes, seremos verdadeiramente mais felizes! Está disposto a simplesmente viver o que tem para hoje?

Planejar é preciso
Planejar é preciso
11/01/2016

Uma das maiores dificuldades que temos é planejar como será o nosso dia, já percebeu isso? E o pior é quando planejamos e dá tudo errado, não é?

Viver ao sabor do vento é muito bom mas nem sempre é eficiente. Muitas pessoas querem viver sem planejar e,mesmo assim, querem realizar todos os sonhos. Aí fica difícil. Quem escolhe viver como passarinho, sem lutar pelo dia de amanhã, tem de aceitar as dores e alegrias dessa escolha. Ou alguém já ouviu passarinho reclamar de algo?

Agora, por favor, responda à pergunta: Quais os planos que você fez para esta semana? Não fez nenhum plano? Está vivendo a vida no piloto automático fazendo sempre as mesmas coisas? O motivo é porque você não tem tempo? Por favor, páre com essa desculpa. Tempo é prioridade. Aposto que se você estiver com muita vontade de fazer algo, você arruma um jeito e faz. O detalhe problemático é que quando a gente sabe que precisa fazer e, muitas vezes, vamos empurrando com a barriga. Aí tudo vira desculpa. Ah! eu não tenho tempo... estou trabalhando demais...  Chega!

Chega de desculpa. Assuma o comando da sua vida e faça o que tiver de ser feito. Aquela criança que há tempos você prometeu de visitar e nunca foi? Essa pessoa as vezes é seu próprio filho... e sabia que os filhos crescem rápido? Está lembrado que os nossos pais amanhã estarão bem velhinhos e daqui a alguns anos já terão partido? E os nossos amigos com quem marcamos de visitar e sempre deixamos para depois?

A vida passa rápido e a melhor forma de vivermos com sucesso, paz e amor e tomando conta do nosso tempo é todos os dias, antes de dormir, revisarmos nossas prioridade do dia seguinte. Outro ponto importante é planejar o ano e até como você quer estar daqui a 5 ou 10 anos e o que vai fazer para conseguir atingir essa meta.  Quando a gente quer de verdade, a gente consegue e todos sabemos disso. Querer é poder, mas entre uma coisa e outra existe um caminho de muita determinação, constância e aceitação de eventuais tropeços.

Uma lição de superação
Uma lição de superação
11/12/2015

Recentemente, eu tive a honra de entrevistar uma mãe muito especial: Joelma Oliveira, uma mulher que aos 15 anos já estava casada e, aos 16, teve seu primeiro filho. O vestibular da vida começou cedo para ela.  Seu primogênito foi acometido de leucemia e, por causa disso, durante 3 anos ela dedicou sua vida à cura do filho. Reclamar? Para que reclamar? Tire apenas 4 letras e a palavra vira amar. E foi isso que a Joelma fez.

Com muitas dificuldades, mas decidida a amar e se dedicar incondicionalmente, Joelma aproveitou todas as oportunidades para ajudar o filho que apareciam em seu caminho. Resultado:  O menino ficou curado. Até que acontecesse essa conquista, a mãe utilizou cada minuto das muitas internações do menino para aprender as lições que a vida lhe estava apresentando. Joelma é uma das pessoas que foram assistidas pelo projeto Crianca Esperança aqui no Rio Grande do Norte e fez todos os cursos sobre como lidar com o câncer infantil que eram oferecidos pela Casa Durval Paiva. Hoje se sente uma pessoa muito mais preparada para sorrir para a vida em todas as circunstâncias.

Quando perguntei o que ela diria para uma pessoa que está reclamando de tudo, Joelma logo respondeu: "Eu diria para essa pessoa sorrir, para ter fé. Se tudo o que é bom, passa, o que é ruim também passa. A vida é uma escola e um dia o diploma chega. É só ter paciência e um olhar de aceitação e aprendizado para tudo que aparecer na nossa frente". Seguindo os conselhos da Joelma, certamente teremos muito mais sucesso, amor e paz em nossas vidas.

Está disposto a viver as dores e as delícias desta vida? Então, vamos que vamos! A cada prova superada, mais motivos para comemorar!

Receita de mestre
Receita de mestre
12/11/2015

Para você o que é viver bem? Certamente são muitas e diferentes as respostas para essa pergunta.

Em busca de uma explicação, tive a curiosidade de perguntar ao mestre Geraldo do Côco Zambê, de Tibau do Sul, e ele imediatamente respondeu: 

- Minha filha, para mim  é assim: aprendi que a pessoa não deve bulir no que é dos outros, não deve matar e nem se meter com drogas.

Achei bem interessante a resposta de mestre Geraldo porque na sua frase simples ele resume três coisas básicas. Não bulir no que é dos outros, vai muito além de não roubar. Significa não bisbilhotar, não fofocar, não se meter com o que não pertence a você. O que é do outro é do outro e precisamos respeitar isso.

A outra máxima é "não matar”. Não matar ninguém e nada. Não matar pessoas, não matar sonhos, não matar a vontade de fazer o bem mesmo quando não se é correspondido.

E a terceira resposta do Mestre - "não usar drogas” - também se amplia. O que temos de mais precioso é o livre arbítrio, é a liberdade de escolher o que queremos. Os vícios, em relação a qualquer tipo de droga, tiram a liberdade de escolher porque quem está viciado já não se domina e consome sua própria destruição mesmo sem querer. Fuma mesmo sem querer fumar. Fica embriagado mesmo sem querer beber. Se viciam em medicamentos...

Enfim, se a gente colocar em prática as dicas do mestre Geraldo do Côco Zambê, certamente teremos uma vida muito mais cheia de sucesso, amor e paz. Concordam?

Aqui e agora!
Aqui e agora!
18/10/2015

Você é do tipo de pessoa que fica sempre lembrando do passado com saudades, se lamentando por ter passado? Ou é daqueles que prefere ficar só pensando no futuro?

E o que você acha do presente? Ignora-o?

Precisamos entender que o presente é realmente um presente e o melhor é nos presentearmos com a disposição de vivenciá-lo da melhor forma possível, durante as 24 horas do dia. E se essas forem as suas últimas 24 horas?

A morte do advogado, jornalista e imortal da Academia Norte-Riograndense de Letras, Ticiano Duarte, nos faz perceber o quanto é importante investirmos no que mais gostamos nesta vida. Ticiano estava radiante, participando da mesa em homenagem ao centenário do amigo, com quem ele trabalhou por vários anos, o ex-prefeito de Natal Djalma Maranhão sem perceber que aquela seria sua última aparição em público. Ele estava brilhante no palco, declarando seu amor por Natal e recitando um poema de Djalma Maranhão, escrito no exílio, que inicia assim:

"Natal, encruzilhada do Mundo, o ponto mais avançado da América.
No caminho da Europa, pelo roteiro da África,
olhando de frente e desafiando o mar.
É um duelo de gigantes, em que um povo imbatível,
abrindo o áspero caminho do seu futuro, desafia o destino, a própria natureza.
Não te esquecerei, Natal!
Os olhos do sol transpondo as dunas, iluminando a cidade,
que dormiu embalada pelo sussurro das águas do Potengi…"

Enfim, que saibamos viver reconhecendo a beleza da nossa cidade como tão bem revelou Djalma Maranhao e Ticiano Duarte, em suas últimas palavras. Assim, certamente teremos muito mais amor, sucesso e paz nas nossas vidas. Reclamar do local aonde estamos vivendo é uma triste forma de escolher viver. Precisamos agradecer e reverenciar o que temos. Afinal, esse é o nosso presente divino e é com ele que precisamos aprender a ser uma pessoa melhor todos os dias.

Se não conseguir, perdão
Se não conseguir, perdão
22/09/2015

Vou compartilhar aqui uma aula que tive com o artista plástico potiguar Pedro Pereira. Se você está passando por algum problema de saúde, inspire-se nele. É um excelente exemplo a ser seguido.

Pedro Pereira sofreu há alguns anos um AVC e passou 3 meses em coma. Hoje ele se locomove em cadeiras de rodas e ainda tem dificuldade para falar, mas continua com um sorriso nos lábios e a mesma alegria de sempre. Medite sobre o que ele me disse quando perguntei como ele fez para se recuperar de tantas sequelas:        

“Glácia, eu coloquei na cabeça que não tinha que vencer os obstáculos; eu tinha que vencer a mim mesmo. Eu sabia que ficaria com sequelas enormes e não me apeguei ao Pedro do passado. Eu tinha consciência de que teria de conviver com um novo Pedro e sou feliz assim. Tenho consciência plena que sequela não é doença. A única sequela que o ser humano não deveria ter é a do caráter.  E Deus ainda me deu um anjo que há 30 anos permanece comigo na alegria e na tristeza: minha mulher Alda. Ela é para mim um conjunto de estrelas, é minha constelação de amor.”

Viu aí, para ter mais sucesso, paz e amor nas nossas vidas temos de agradecer sempre aos anjos que estão no nosso caminho e nos ajudam a superar nossas fragilidades. Os obstáculos são só as provas para nos ajudar nesse processo. As principais doenças a serem superadas são as doenças da alma.

Quando gente consegue ser leve, apesar do aparente fardo, continuamos sorrindo para a vida, lembrando que, como dizia o poeta, é melhor ser alegre do que ser triste… a alegria é a melhor coisa que existe…

O amor é fé

Tem gente que esconde a própria luz
Com medo de encarar a vida
Tem gente que puro ouro reluz
Mas se é só matéria, um dia finda

Qual o peso da sua cruz
Você não pesou ainda?
A minha é de isopor,
E tem uma rodinha linda.

Seja o peso que ela for,
Será sempre bem-vinda
Porque se o desafio se impor,
A lição não foi entendida

Quando você compreende
Sua fé nunca desaba
Quando você aceita
O peso da cruz acaba.

Para que conhecer?
Para que conhecer?
25/08/2015

O frade italiano São Tomaz de Aquino deixou registrada uma reflexão que achei muito interessante. Ele disse assim:

“Há pessoas que desejam saber só por saber, isso é curiosidade; outras, para alcançarem fama, isso é vaidade; outras, para enriquecerem, isso é negócio;
outras, para serem edificadas, isso é prudência; outras, para edificarem os outros, e isso é caridade.”

Interessante, não é? Até o conhecimento pode  te levar a caminhos diferentes. Por isso é importante você saber o que quer aprender e para que quer aprender. Se você já é um profissional em qual dessas classificações de São Tomás você se enquadra? Você consegue compartilhar seu conhecimento, isso te deixa feliz? Ou Você é daqueles que guarda o conhecimento para você, com medo de dividir o que você levou anos para aprender?

Minha gente, quem divide multiplica e certamente consegue ter muito mais sucesso e paz em suas vidas. Para encerrar essa prosa, uma poesia:

O amor é solidário

Você trata todos bem?
Ou só quem te faz bem?

Você gosta de todo mundo?
Ou xinga de louco e imundo.

Você é certinho?
Não comete sequer um errinho?

Você é inteligente?
Ou é um pouco prepotente?

Você é solidário?
Ou esconde o seu salário?

Você fala a verdade?
Ou já agiu com falsidade?

A partir de hoje
Seja quem você for.
Decida apenas, por favor
Semear a paz e o amor.

Amor, humildade e dinheiro também
Amor, humildade e dinheiro também
04/08/2015

Para muitas pessoas o dinheiro anda escasso… Muita gente que ganha um salário mínimo consegue agradecer, enquanto outros que ganham vários salarios só sabem lamentar. Por que isso acontece?

O  grande artista espanhol Pablo Picasso disse certa vez: “Eu queria viver como um homem pobre, mas com muito dinheiro".

Interessante, né? O que você entendeu? Será que esse é o grande sonho da humanidade? Num primeiro
momento a gente pode dizer que sim, mas se formos pensar melhor vamos ver que o que a maioria das pessoas quer é ter muito dinheiro e viver como rico mesmo,
podendo mostrar o melhor carrão, a maior mansão, o poder que o dinheiro pode trazer em relação às coisas materiais.

Ter muito dinheiro e viver como pobre significa que a pessoa vai continuar sendo humilde, viver na simplicidade, sem grandes preocupações, sem querer esbanjar.
Você pode pesquisar e verá que as pessoas mais humildes são as que mais dividem o pouco que tem. O bom era essas pessoas poderem dividir também o muito
que tem. Afinal, temos de lutar, não para diminuir a pobreza, mas para aumentar a riqueza em todos os sentidos. Um país rico, é um país onde não faltam dinheiro e não faltam especialmente valores humanos como a humildade, a honestidade e a alegria de viver com muito mais sucesso, paz e amor para todos.

Um dia todos vamos morrer e o dinheiro nada poderá fazer. Portanto sejamos felizes com o que temos tentando eliminar o Se e o Quando das nossas vidas. E, para terminar essa prosa, uma poesia:

O amor é a certeza

Elimine o SE
Esqueça do QUANDO
O SE é passado frustrado
O QUANDO é futuro condicionado

Se eu fosse?
Você não é?
Quando eu for?
Você já é!
É ou não é?
Me argumente!

O presente
É o agora
O agora
É o presente
E se você demora
Para estar ciente
A vida vai embora
E você nem sente.


Amar a si mesmo
Amar a si mesmo
10/07/2015

Que tal refletirmos sobre como anda o nosso amor pelo outro e por nós mesmos?

O cantor jamaicano Bob Marley nos deixou a seguinte frase: “Há  pessoas que amam o poder, e outras que tem o poder de amar".

Sabia que só tem o poder de amar verdadeiramente quem se ama de verdade? Quem já viajou de avião deve lembrar que os comissários sempre nos alertam que, em caso de necessidade, primeiro teremos de colocar as máscaras de oxigênio na gente para depois colocar nos outros, independente de quem esse outro seja. Esse ensinamento, reúne a essência da sabedoria e precisamos praticá-lo em todos os momentos de nossas vidas.

Só poderemos  ajudar o outro, inclusive as nossas indefesas crianças, se garantirmos primeiro a nossa respiração, se garantirmos primeiro a nossa própria vida. Como salvaremos o outro, se não tivermos mais condições nem de respirar?

Quer amar e ser amado? Então primeiro se ame! Assim você vai poder sempre comemorar o dia dos namorados sem medo de perder o namorado no dia seguinte. Quem se ama tem paz, tem tranquilidade.

E para terminar essa prosa, uma poesia:

Ei, páre agora!
Reflita sem demora!
O que significa o amor para você?

Ei, desperte!
Cuidado, numa fria você se mete
Se não souber escolher.

Ei, acorde!
O beijo de hoje amanhã morde
Se ame e depois amarão você.


Ei, escute!
A paixão exige que você lute,
Já o amor se entrega a você.

Ei, relaxe.
E mesmo que você não ache
O amor achará você !

Eles merecem... amor e respeito
Eles merecem... amor e respeito
25/06/2015

A nossa reflexão neste texto é sobre a violência contra a pessoa idosa e, portanto,  começarei com uma pergunta: como você trata os idosos que lhe rodeiam, sejam eles os da sua família ou os que você encontra pelo caminho, numa fila de banco ou tentando atravessar a rua?

Preste atenção a cada detalhe. O jeito que você os trata é o jeito que você gostaria de ser tratado quando a sua vez chegar? Lembre-se que a gente colhe o que planta. O que você está plantando hoje pode assegurar-lhe uma boa colheita no futuro?

Confúcio, filósofo chinês, perguntou: qual seria a sua idade se você não soubesse quantos anos você tem? Achei interessante esse questionamento porque se o analisarmos, vamos perceber que temos todas as idades dentro da gente. Precisamos nos preparar para a velhice para que, quando ela chegar, em vez de reclamarmos nos lembremos de agradecer.

Se temos idosos perto da gente devemos tratá-los com o máximo de carinho que pudermos, mesmo que o trabalho seja grande e a paciência às vezes fique por um fio. Nesta hora, respire, conte até 10 e em vez de palavras ou ações de violência, dê um sorriso, faça um carinho, diga uma palavra bonita. A vida é de quem exercitar de forma decidida a pratica do verbo amar. Assim, certamente teremos muito mais sucesso, paz e amor nas nossas vidas ontem, hoje e amanhã! 

Para encerrar essa prosa, uma poesia:

O amor é a eternidade

Meus cabelos negros lisos, embranquecem.
Minha pele morena, fina, enruguece.
Meus dentes brancos, caem, amadurecem.

Meus olhos claros, raros, escurecem.
Minhas pernas, lindas, esguias, enrijecem.
Minha voz intensa, suave, emudece.

Meus joelhos, fortes, ligeiros, endurecem.
Meu estômago, saudável, voraz, enfraquece.
E a minha alma?

A minha alma precisa ter calma.
Precisa aceitar que o corpo adoece,
E que cada um tem o destino que merece. 

Você compreende as leis do universo?
Você compreende as leis do universo?
06/06/2015

Recentemente eu estava assistindo a uma aula do filósofo Luiz Carlos, diretor da escola de filosofia prática Nova Acrópole e, entre os vários pontos interessantes que  ele abordou, reservei uma frase para compartilhar com vocês . “Precisamos compreender as leis do universo e viver de acordo com elas. Todos temos um laboratório diário para praticar as teorias que nos levam à bondade, à justiça e à fraternidade. Esse laboratório é a nossa vida.”

E aí? Compreendeu? Você consegue colocar em prática essas teorias? O que de bom você fez ou fará hoje para alguém? Você exerceu a ética, a caridade, a paciência, a solidariedade? E a gratidão? Você já agradeceu  a alguém que o ajudou ou o ajuda a ser uma pessoa melhor? Pois o desafio para termos sucesso, paz e amor nas nossas vidas é sermos pessoas cada vez melhores e autoconscientes de quem somos.

Todo dia temos uma nova oportunidade para colocarmos essas teorias em prática. Comece fazendo isso agora, divida com alguém alguma coisa legal que você tenha feito, ou algo interessante que está pretendendo fazer pelo bem deste mundo. Afinal, sendo a vida um laboratório, precisamos contribuir de alguma forma e com alguma fórmula que possa proporcionar dias melhores e mais fraternos para todos nós . Que consigamos desenvolver diariamente os ingredientes básicos para fórmulas do sucesso, da paz e do amor.

Para finalizar essa prosa, uma poesia: 

O amor é o amar

Ao caminhar, ame
Ao se levantar, ame
Ao se irritar, ame
Ao se amar, ame

Diante da ofensa,
Promova o amor
Diante da descrença
Elimine  o rancor

Seja sempre
Na alegria e na dor
Uma luz acesa
Uma chama de amor

Quer algo fácil?
Esqueça, por favor.
A vida é um eterno laço.
Um laço eterno com o amor

E o amor?
Ah, o amor é uma prova diária
É buscar na mais dura dor
A leveza da sua alma

--------------------------------------------------------------------------------------------

LANÇAMENTO DO LIVRO O Amor É...

O Amor É...
, livro de poesias de Glácia Marillac, será lançado na quarta-feira 10 de junho, às 19h, no Teatro Alberto Maranhão. O ingresso de 25 reais dará direito a um exemplar do livro e à entrada para o show musical do Grupo Auta de Luz que acontecerá no palco do TAM.

A importância de se doar
A importância de se doar
27/05/2015

Você sabe se doar?

Madre Tereza de Calcutá, grande mulher que viveu na Índia e dedicou a vida aos mais humildes, tornando-se um exemplo para a humanidade, disse: "Eu posso ser apenas uma gota no oceano, mas sem essa gota certamente o oceano seria menor".

Essa frase nos lembra da importância de cada um de nós fazer o bem nessa grande teia, que é a vida, sem nos preocupar se estamos resolvendo o problema por definitivo. O que precisamos é dar o nosso melhor para contribuir com a solução que chegará na hora certa.

Tem outra frase marcante de madre Tereza: "É fácil amar os que estão longe, mas nem sempre é fácil amar os que estão ao nosso lado..." Você consegue compreender essa frase no seu dia a dia? Você consegue mostrar a dimensão do seu amor por aquela pessoa que está ali do seu lado, sempre perto, mas que, na correria cotidiana, você não lhe oferece o abraço de que ela tanto precisa?

Faça isso agora. Se tiver alguém perto, dê um sorriso para essa pessoa. Um abraço, se puder. Se não tiver ninguém perto, faça uma ligação ou mande uma mensagem carinhosa, ou simplesmente sorria para você mesmo, desejando semear a paz e o amor por onde passar! Sendo apenas uma gota no oceano, mas fazendo algo para melhorar o oceano de nós mesmos, estaremos cumprindo nossa missão neste planeta.

Para terminar essa prosa, uma poesia:

O amor é proteção

Eu vesti o manto de Maria e me protegi
Eu vesti o manto da caridade e não mais sofri.
Eu vesti o manto da compaixão e me compadeci.

Eu vesti o manto da paz e sorri bem mais.
Eu vesti o manto da devoção e abri meu coração.
Eu vesti o  manto da fé e me libertei da ilusão.

Eu vesti o manto do amor e fiquei livre da dor.
Eu vesti o manto da verdade e vivo a sinceridade
Eu vesti o manto da plenitude e tenho mais atitude.

Eu vesti o manto acalanto um pouco do tanto
Que ainda tenho para sentir
Eu vesti a vontade, a humildade, a felicidade
De aceitar tudo o que tiver de vir

A importância de ser honesto
A importância de ser honesto
21/05/2015

Você é honesto?

É honesto mesmo? Em todos os sentidos? Com todas as pessoas? Este é um assunto  muito sério. É tão sério que está em falta no mercado. Vamos falar sobre HONESTIDADE e peço para que neste exato momento, você pare e faça uma autoanálise. Você sabe de verdade o que é  ser honesto? Honestidade é a palavra que indica a qualidade de ser verdadeiro: de não mentir, de não fraudar, de não enganar.

Tudo bem, você pode dizer: eu sou honesto. Mas em que grau está sua honestidade? Para se salvar de uma situação difícil alguma vez na sua vida, você inventou uma historinha aparentemente inofensiva com a famosa desculpa: “Ai... não vai dar, estou com dor de cabeça...” Você sempre cumpre sua carga horária no trabalho, sem nenhuma enrolação? Você já subornou alguém para não ter que pagar uma multa maior?

E honestidade não está só no que a gente fala, está no que a gente pensa também. Tudo o que você pensa as pessoas podem saber? Tudo? Se você disser SIM Parabéns! Você já tem o ingresso do céu garantido. Agora se estiver tentando me enganar, se liga porque pior do que me enganar é enganar a você mesmo. Aí a desonestidade é ainda maior. Enfim, minha gente, para ter sucesso paz e amor na vida temos de vigiar nossas ações e pensamentos para que a gente possa ser cada vez mais honesto com os outros e com a gente mesmo.

Os corruptos e corruptores estão num dos piores graus de desonestidade, mas um dia eles acabarão pagando essa conta. Como dizia o filósofo grego Sócrates "se o desonesto soubesse a vantagem de ser honesto, ele seria honesto ao menos por desonestidade". E o dramaturgo inglês Shakespeare arremata: "Nenhuma herança é tão rica quanto a honestidade.

Para concluir essa prosa, uma poesia:


O amor é a verdade

Não adianta se fazer presente
Se seu pensamento está ausente

Não adianta se fazer ciente
Se sua reação é a de quem mente

Não adianta querer ser
Se for apenas para aparecer

Não adianta querer ganhar
Se não fizer por merecer

Não adianta dizer SIM
Se é o NÃO que você quer dizer

A importância de silenciar
A importância de silenciar
13/05/2015

Hoje fiquei meditando sobre a importância do silêncio. Mas não é só aquele silêncio em que a gente fica mudo e os pensamentos continuam tagarelando sem dar um minuto de trégua.

Estou falando do silêncio de verdade, do silêncio que traz paz, do silêncio que reconhece que a vida é um jogo e neste jogo a gente ganha e perde. Não adianta gritar, nem espernear, nem colocar a culpa nos outros. Um dia a gente vai perder. Perder de ser o mais sabido numa conversa, perder por vários motivos. E, nessas horas, a melhor opção é silenciar. Afinal, como todos sabemos, quem esquenta não argumenta.

Helena Blavatsky, uma filósofa russa que estudou todas as religiões do mundo dizia assim: “Antes que a alma possa compreender e recordar, ela deve primeiro unir-se ao Falador Silencioso, como a forma que é dada ao barro se uniu primeiro ao espírito do escultor. Porque, então, a alma ouvirá e poderá recordar-se. E ao ouvido interior falará".

Compreenderam? O que ela quis dizer é que Deus está dentro de cada um de nós e precisamos silenciar para poder ouví-lo. Caso contrário, entraremos nessa roda vida, nessa torre de babel onde todos falam ao mesmo tempo querendo mostrar que são os melhores, os mais sabidos, e acabam se perdendo travestidos de ansiosos no meio da multidão.

Quer uma dica? Observe as pessoas com quem você está falando, observe os gestos e veja se elas estão realmente interessadas na sua conversa. Se você perceber algum sinal de inquietação, pare de falar de repente. Pode acreditar, muitas vezes elas não vão nem pedir para você voltar a falar e continuar a história. Vão, na verdade, é ficar alividas porque você silenciou. Este é um bom teste para a gente ir se equilibrando e falando realmente só o que precisa ser dito. Desta forma, certamente teremos mais sucesso, paz e amor em nossas vidas.

Para encerrar esta prosa, uma poesia:

O amor é o silencioso

Silencie
Renuncie
Para que tanto gritar?

No fim, nada sobrará.
Abrevie
Anuncie

Seja leve e levará
A vida tem muito para dar.

Concilie
Alivie
Decida
Acreditar
Agora relaxe
E permita-se gozar.

Paixão, amor e equilíbrio emocional
Paixão, amor e equilíbrio emocional
08/05/2015

E aí você está apaixonado ou já se apaixonou perdidamente ao ponto de fazer uma besteira grande que depois se arrependeu? Pois saiba que muita gente faz algumas besteiras em nome do amor, quando, na verdade, está fazendo a tolice em nome da paixão.

Na paixão a gente se transforma em um dependente emocional. É como se tivéssemos achado a tampa da nossa panela: linda, perfeita, do jeito que sonhamos, e aí... bomba!
Projetamos nessa pessoa todos os nossos desejos e razões para sermos felizes, ficando com raiva de qualquer ser humano que ousar nos tirar dessa condição fantástica,  típica dos contos da Disney.

A paixão vem carregada de emoções que, em segundos, vão do 8 ao 80! Já  o amor é mais tranquilo, não tem  labaredas intensas, se assemelha mais às brasas tranquilas e ritmadas, sem grandes ansiedades.

Só consegue amar quem tem autoestima, equilíbrio emocional,  e sabe ser feliz sozinho. Quem tem amor próprio vai ficando imune à paixão. É autentico, não fica se esforçando para atender as expectativas do outro, simplesmente ama. Quem ama, aceita a pessoa como ela é, com suas qualidades e defeitos, ciente de que todos temos nossas luzes e nossas sombras.

A escritora Clarice Linspector escreveu: “Ignore, supere, esqueça. Mas jamais pense em desistir de você por causa de alguém.” E é assim que deve ser. Nunca devemos cobrar do outro as frustaçoes que são nossas. Fomos nós que criamos expectativas elevadas demais.

Sabe o que é bom fazer nessas horas? Pergunte a pessoa em quem você confia se ela acha que você está apaixonado e cego ou se, realmente, se amando e amando a outra pessoa. Assim, agindo com consciência, entenderemos o real sentimento do amor que nada cobra, que nada espera, que se doa, que perdoa e que, acima de tudo, se ama e sabe diferenciar um relacionamento saudável de algo doentio.

É isso aí, minha gente, que a paz e o amor reinem em nossas vidas! E, para terminar essa prosa, uma poesia:


O amor é reflexão.

Ei, pare agora!
Reflita sem demora!
O que significa o amor para você?

Ei, desperte!
Cuidado, numa fria você se mete.
Se não souber escolher.

Ei, acorde!
O beijo de hoje amanhã morde
Se ame e depois amarão você.

Ei, escute!
A paixão exige que você lute.
Já o amor se entrega a você.

Ei, relaxe.
E mesmo que você não ache.
O amor achará você !


A inveja é um atraso de vida
A inveja é um atraso de vida
25/04/2015

Você se compara com os outros?

Você se preocupa mais em ser feliz com o que você tem ou, às vezes, fica se comparando com os outros para ver quem é mais feliz, quem tem mais coisas, quem tem o carro ou a casa mais bonita? Você tem consciencia de que o que importa nesta vida é viver em paz?

Muita gente vai dizer: eu não penso assim não… Não tenho inveja da felicidade de ninguém. Mas se prestar atenção aos seus pensamentos verá que, pelo menos uma vez, já sentiu uma pitadinha de inveja.

Ficar se comparando com os outros é a forma mais fácil de alimentar a inveja. E é preciso estar atento a isso para se livrar desse sentimento ruim.  O sábio  filósofo inglês Rousseau escreveu: “Se existisse no mundo um grupo de pessoas que desejasse mais a sua própria felicidade do que a infelicidade dos outros, em breve teríamos o paraíso.”

Vamos refletir sobre essa frase? O que o filosofo está falando é daqueles momentos que entramos no mundo da comparação. Em vez de ser feliz com o que tem, há gente que perde um tempo grande da vida alimentando a inveja pelo que os outros tem, assim perdendo a paz e o amor em correrias angustiadas atrás de dinheiro e poder, menosprezando família e amigos. Chegam a fazer qualquer coisa só para possuir coisas e se exibirem para os outros, achando que com a casa mais bonita ou um carro novo, serão, finalmente, mais felizes.

Minha gente, o que vale não é o que a gente tem é o que a gente é. Portanto vamos nos preocupar mais em viver na simplicidade, felizes com o que somos e com o que temos e  desejando que todas as pessoas sejam felizes também. Afinal a única certeza que a gente tem é a morte e, aí, de que vai valer tanta comparação? 

Para encerrar essa prosa, uma poesia.

Joaninha,
Essa sua roupinha de bolinha
É igual à da minha vizinha.

Você é vaidosa?
Você é amorosa?
Você é orgulhosa?
É invejosa?
Ou é caridosa?

Minha mãe me falou
Que não devo reparar
Na roupa de ninguém,
Nem em nada do quê
as pessoas têm.

Entendeu, Joaninha?
Compreendeu agora?
Pois continue linda,
Por dentro e por fora.

Minha mãe explicou
Que é melhor SER
Do que TER,
Porque o TER
Um dia acaba,
E o SER é como
A água que para
O mar corre e
Deságua...

Gratidão, caminho para a paz, amor e sucesso
Gratidão, caminho para a paz, amor e sucesso
15/04/2015

Você sabe agradecer?

Começo agradecendo, muito agradecida mesmo, a você que está lendo. Muito obrigada à minha família, aos amigos e até àquelas pessoas difíceis que acabam nos ajudando a ser pessoas melhores.

Vocês já perceberam que a gente só cresce quando tem um obstáculo? Quem  faz exercícios físicos sabe que o corpo pede, cada vez mais, desafios. Pois as pessoas chatas, que nos tiram a paciência, são nossos desafios emocionais diários para que exerçamos a paciência, a sabedoria, a compaixão. Elas são o peso que precisamos levantar para nos tornarmos mais leves -  e a elas também precisamos agradecer.

Certa vez, o médico e professor Chiquinho, do Hospital Universitário Onofre Lopes, em Natal, presentou-me com um livro em que ele escreveu essa dedicatória: "Glacia, emociona-me a memória da gratidão.  Obrigado por lembrar deste médico tangedor de nuvens e pastor de netos". Achei essas palavras fortes e significativas. Como é bom a gente agradecer sempre pelo bem que alguém nos fez no passado, que continua presente em nossos corações.

Que tal vocês pensarem em todas as pessoas que foram marcantes na sua vida e dar um telefonema ou fazer uma visita para expressar sua gratidão por lhes terem ajudado a ser uma pessoa melhor? Topam? Certamente essa sua atitude vai trazer muito paz, amor e sucesso, pois junto com a gratidão exercemos várias virtudes. E para finalizar essa prosa, uma poesia:


O amor é a gratidão.

Pela manhã,
Agradeça.
Pela manhã,
Não esqueça,
De simplesmente
Agradecer.


Durante a tarde,
Agradeça.
Durante a tarde,
Não esqueça,
De simplesmente
Agradecer.

À noite,
Agradeça.

O elixir da juventude existe
O elixir da juventude existe
09/04/2015

Hoje resolvi escrever sobre uma eternal fonte da juventude que descobri procurando frases de pessoas que marcaram a humanidade. Martinho Lutero, o idealizador da reforma protestante, que deu inicio à  igrejas evangélicas, deixou essa mensagem importante para todos nós:

"Os que amam profundamente, jamais envelhecem; podem acumular muitas idades, mas morrem jovens. O amor é a imagem de Deus, mas não uma imagem da vida. É, isto sim, a verdadeira essência de toda a natureza divina, que resulta em bondade.”

Conseguiram perceber a dimensão desta mensagem? Vocês amam de verdade ou ficam irritados com qualquer coisa que não seja favoravel à sua pessoa?
Lembra daquele amigo que acabou te prejudicando por causa de uma atitude que ele tomou? Você o perdoou, ou continua exigindo dele que seja perfeito? E, por acaso, você é perfeito? Por acaso você não erra? Por acaso você nunca magoou alguém?

Minha gente, quanto mais a gente perdoa, mais a gente ama e mais a gente fica eternamente jovem com um lindo sorriso no rosto. Vamos seguir a sugestão de Lutero? A forma mais fácil de se aproximar de Deus é amando o próximo como a si mesmo e, para amar o próximo, é necessário primeiro se amar e estar disposto a perdoar. Está disposto?

E para concluir essa prosa, uma poesia:

O amor é a fortaleza

Quando se conquista 8O anos
Se chega à plenitude.
É preciso ter atitude.
É preciso ter muitos planos.

Quanto mais o tempo passa,
Mais motivos para brincar.
Se estamos tendo a honra de ficar,
Vamos em frente! Vamos que vamos!

Quando alguma doença aparecer,
Fique triste não.
O que não pode acontecer
É faltar paz no coração!

Cuide da doença,
mas foque na diversão.
Quem tem mais de 80
Não se abala, não!

A arte de atrair borboletas
A arte de atrair borboletas
01/04/2015

Você é ansioso?

Você vive mais no passado, no presente ou no futuro? 

Aurélio, o dicionário da língua portuguesa, explica que ansiedade significa comoção aflitiva do espírito que receia que uma coisa suceda ou não, impaciência... O detalhe é que quase ninguém para para analisar quais são os gatilhos da própria ansiedade e, sem sequer respirar adequadamente, tenta  controlar algo incontrolável: o tempo.

Impossível, minha gente, impossível. O passado já foi, o futuro ainda não chegou e a única coisa que nos resta é o presente.

O nosso maior presente é saber viver tranquilamente o presente por mais difícil que ele se apresente. Compreendeu? Nem eu, nem você, nem Dona Maria, nem Seu João tem o poder de atrasar ou adiantar o tempo, tudo acontece na hora que tem de acontecer. A única coisa que podemos fazer é aproveitar o que temos para hoje.

Um grande amigo, o conselheiro federal do Crea-RN, engenheiro Mario Amorim, sempre manda mensagens interessantes para os amigos e eu tenho a felicidade de recebê-las. Recentemente, numa delas, veio uma frase do grande escritor e poeta Mário Quintana, que diz assim: "O segredo é não correr atrás das borboletas. O segredo  é cuidar do jardim para que elas venham até você".

Entendeu a diferença? Se fizermos a nossa parte, se plantarmos as melhores sementes, as mais lindas flores vão germinar e colheremos tranquilamente o fruto do nosso esforço sem precisar sair por aí ansiosos, querendo tirar as frutas ainda verdes do pé.

Lembra daquele velho ditado "a pressa é inimiga da perfeição"? O importante é mantermos o ritmo, sabendo aonde queremos chegar e sempre lembrando de aproveitar o nosso presente como um presente divino. Assim , certamente conseguiremos viver com muito mais sucesso, paz e amor.

E para encerrar essa prosa, uma poesia:

Ansiedade
É um sofrer
Por nada.

É impossível
A vida
Adiantada.

A corrida
É desmedida,
É atrasada.

Afinal, você tem fome de quê?
Afinal, você tem fome de quê?
23/03/2015

Hoje a nossa conexão começa com uma pergunta básica: você tem fome de quê?

Quando você para em frente à geladeira, abre a porta e fica olhando para dentro dela, o que está lhe motivando é fome ou a ansiedade de encontrar qualquer coisa que o ajude a digerir alguma coisa mal resolvida que está inchando dentro de você?

Para curar aquela amarga raiva a sua receita é se temperar com doces?

Para curar a tristeza, sua receita é uma boa massa italiana e muito vinho?

Ou você é daqueles que prefere misturar tudo numa panela, regar com cerveja e botar fogo para ver no que vai dar?

Sócrates, filósofo grego, alerta: “Devemos comer para viver, e não viver para comer.” Está claro, né? Devemos comer por necessidade, para repor os nutrientes que o corpo precisa, mas na maioria das vezes a gente come por desejos, desejo de comer isso, desejo de comer aquilo… Desejo de fazer transbordar tudo o que for bom dentro de nós. E não importa que estejamos trocando bons sentimentos por deliciosos alimentos…

A dificuldade e a confusão aumentam ainda mais quando temos tempo vago. Geralmente no fim de semana muita gente come tudo o que vê pela frente para, na segunda-feira, acordar certo de que vai precisar malhar muito para compensar os excessos . O detalhe é que, na maioria das vezes, essa malhação nunca acontece e a barriga cresce e a gordurinha aparece, e a  gente adoece … E o olho continua bem maior do que a barriga …

É delicioso ter uma comida maravilhosa na nossa frente, mas é mais maravilhoso ainda quando a gente sabe se controlar diante dela, comendo apenas algo para saborear e não para nos fazer inchar. Todo exagero é ruim, viu? Também aquelas pessoas que vivem malhando nas academias, comendo suplementos, sem mais se permitirem a alegria em um bom jantar com os amigos, precisam rever seus conceitos. O bom nesta vida é viver em equilibrio, aproveitando de tudo um pouco sem se deixar escravizar por nada. Assim faremos sempre muito mais conexões com a paz, o amor e o sucesso nas nossas vidas.

E para terminar essa prosa, uma nutritiva poesia:

Você deseja o quê?
Você tem sede de quê?
Você tem fome de quê?

O desejo é cheio de ansiedade,
Bem no ritmo da paixão.
Quer porque quer, e não abre mão.

Já a vontade é determinada,
Faz planos, é dedicada.
Age com a força do coração.

Se você quer alguma coisa,
Analise com atenção.
Isso é essencial,
ou só empolgação?

Comidas saborosas
Tem muita ilusão.
A maioria, só engorda,
São livres de nutrição.

E agora, corrupção, o que faço com você?
E agora, corrupção, o que  faço com você?
16/03/2015

Fim de semana intenso. 14 de marco dia da poesia. 15 de marco dia de lotar as ruas do Brasil dizendo não ao mal que mais deteriora a nossa patria: a  corrupção.

A união popular me emociona. Precisamos mesmo lutar por uma causa nobre, lembrando, porém, que o problema do Brasil não se personifica em uma presidenta ou no aumento da passagem dos ônibus. O problema do Brasil é a corrupção que vai do alicerce ao topo da pirâmide.

Quantos, diante de uma " oportunidade", não esquecem das suas nobres e éticas bandeiras?

Você, por exemplo, pare um minute e reflita: se tivesse acesso ao poder e te oferecessem um milhão, bem facinho na sua conta, o que você faria?

Espero que você diga que, diante do seu caráter correto e ético em todas as suas ações, nem te ousariam oferecer. Mas quantos, infelizmente já se venderam por muito menos?

Tem uma história que minha amiga, a jornalista  Francineide Damasceno, conta que é muito interessante:  Ela disse que, numa aula, uma professora pediu a palavra e falou: “Eu chegava algumas vezes atrasada na escola e nem me doia a consciência. Até que um dia cheguei reclamando da corrupção dos políticos e um vendedor de livros que estava na frente da escola me disse: a senhora também é corrupta. Estou aqui na frente da escola há uma semana e a senhora nunca chegou na hora. A senhora fez um contrato para trabalhar tantas horas por dia e não cumprir esse horário e receber como se estivesse cumprindo é desonesto também."

Quantos médicos, em vez de dar plantão no hospital público, ficam em suas clínicas particulares ou dormindo no descanso por terem trabalhado o dia todo em outros locais privados? 

Quantos defensores públicos, não fazem devidamente as defesas e ganham por elas? Quantos jornalistas já se corromperam? Quantos fiscais já ganharam por fora… a famosa bola? Quantos?

Ainda bem que existem pessoas muito honestas e incorruptíveis neste Brasil. E espero que uma dessas pessoas seja você que está nos lendo agora. E, caso algum dia já tenha caído em tentação, faça um pacto agora com você mesmo para nunca mais aceitar dinheiro desonesto em nome do  verdadeiro amor por você, pela sua família, pela sua pátria.

Precisamos lutar por causas nobres, virtudes que jorrem de dentro para fora e não apenas marchar ao som de animados apitos. Vamos que vamos! Unidos, um dia a gente avança de verdade, sem pescoços a serem cortados e sim cortando o mal pela raiz...

Utopia? O que seria dos homens sem seus sonhos?  E para encerrar esta prosa,  uma poesia:

O amor é a honestidade.
Fazer poesia sobre corrupção
É um desafio
É uma tristeza
É a certeza
De um nó no coração.

Corrupção é
Ambição
É desonestidade
É um mal que aflige
Toda a humanidade

O dinheiro desviado
Saiu do seu destino
Talvez do leite do menino
Para o prato da maldade

Por favor, por caridade
Lembre que vamos morrer
E que o dinheiro da corrupção
Não poderá nada fazer...