Planeta Jota é um website sem fins lucrativos editado pelo jornalista Jomar Morais, desde maio de 1995, com a ajuda de voluntários. Saiba mais.
Não publicamos texto editorial pago. Se você deseja ajudar na manutenção deste trabalho, poderá fazê-lo mediante uma doação de qualquer valor via PIX 84-999834178, via Pagseguro ou adquirindo os livros divulgados aqui pelo Livreiro Sapiens. Assim você contribuirá para a difusão de ideias que despertam consciências e mudam o mundo e estimulará os autores que compartilhamos.
Só aqui desconto de 30% ! 35 reais + frete (12 reais) PIX 84-999834178 (celular) [Envie recibo e endereço via WhatsApp]
Ou compre no cartão em até 18 vezes pelo
Site antigo, substituido em 12/março/2023. Clique em "INÍCIO" e acesse o novo site.
Destaque do dia | Planeta*Zap Para receber via Whatsapp diga "Sim" e seu nome em mensagem para (84) 99983-4178
NFT é futuro da arte? Futuro de tudo? O metaverso agora
por RICARDO PINEDA
Um dos principais pilares sobre os quais uma obra de arte ainda repousa e é cobiçada é, além de seu valor e importância dentro de seu contexto e discurso, o significado único que ela possui, ou seja, tudo o que pode fazer uma peça diferente das demais. de outros. No entanto, ao longo dos anos esse elemento foi sendo ampliado, reconfigurado e também desfigurado para especular nos mercados sobre o possível valor, ou ausência de, em uma peça, instalação, arte-objeto e, recentemente, arte digital.
No ritmo voraz do mercado e das últimas tendências digitais, e mesmo que boa parte da população não conheça bem termos como tokens não fungíveis ou cadeias de blockchain, a tendência NFT se acelerou de forma impensável durante o últimos dois anos, atingindo os mercados de arte..
Entre os problemas e especulações cada vez mais frequentes sobre pagamentos justos, royalties e detalhes contratuais, o blockchain é projetado como uma ferramenta poderosa e potencial para desenvolver e eliminar intermediários complicados em diferentes indústrias, incluindo luxo, começando pela resolução de conflitos associados a pagamentos e até mesmo para alcançar um maior envolvimento de criadores, produtores e artistas com seus públicos ou consumidores finais.
E embora nem todas as vozes envolvidas ou conscientemente sejam a favor dos NFTs, esse instrumento digital demonstrou um poder além de mais uma moda caprichosa dos grandes empórios do mercado.
Os chamados non-fungible-tokens ou NFTs nada mais são do que tokens criados em um Blockchain específico que possuem conteúdo único e irrepetível (vamos imaginar uma fotografia digital que não pode ser compartilhada, replicada, capturada em tela ou algo do tipo). Essa possibilidade pode ser uma obra de arte, um item ou peça colecionável, poderes em um jogo, a escritura de uma casa real ou praticamente qualquer outra coisa que possamos imaginar.
Estando hospedados em Blockchains, como as criptomoedas Binance Smart Chain, Bitcoin ou Ethereum, esses tokens não podem ser duplicados ou falsificados, portanto, nossa compra pode ser garantida no que diz respeito ao original.
E enquanto o experimento era promissor, curioso e fascinante há dois anos, em julho de 2021 alarmou os analistas financeiros, quando durante um leilão na famosa casa de leilões Christie's, remotamente, sem a já icônica cena de uma sala lotada e o golpe final do martelo, um lote de colagens de imagens digitais intitulado Every Day: The First 5,000 Days, arrecadou US$ 69 milhões, pago em equivalente Etherum.
Foi o mesmo autor da peça, Beeple, que descreveu os NFTs como uma potencial bolha especulativa, pois, assim que trocou seus Ethers por dólares, se surpreendeu com a volatilidade: “Não sou nem remotamente um purista de criptomoedas” , assegurou o artista digital.
Os clubes esportivos, a indústria da música, o ecossistema artístico que há décadas tenta a sorte com a arte digital ou a Net Art e todo esse segmento suscetível de colecionar foram os primeiros a correr riscos com os NFTs. Mas a indústria do luxo não ficou para trás.
Recentemente, a casa de moda italiana Dolce & Gabbana lançou uma venda NFT muito lucrativa, Collezione Genesi, que arrecadou mais de seis milhões de dólares em um modelo híbrido físico/NFT, composto por nove peças, unindo o aspecto físico da moda e os aspectos metafísicos da NFTs. O que as partes interessadas “realmente” compram? O item físico e o NFT juntos.
Givency, Gucci e Louis Vuitton também estão na rota NFT, ainda que de forma mais “tradicional”, disponibilizando NFTs baseados em designs gráficos de uma coleção, um filme com sua moda e um videogame que lançaram, respectivamente. . Esse experimento gerou apenas US$ 159.000 para a Givency e US$ 25.000 para o filme NFT da Gucci.
Uma das vozes críticas dentro do escopo e cenários possíveis em torno da arte e NFTs tem sido o músico, produtor e criador de música ambiente britânico, Brian Eno, que vislumbra "um mundo inundado de especuladores e dinheiro fácil, porque os governos mundiais, relutantes em fazer verdadeiras mudanças estruturais que colocam em risco o status quo, decidiram que a solução para qualquer problema é imprimir mais dinheiro. Essa é provavelmente a razão pela qual o mercado de ações dispara quando ocorre uma emergência como a covid, porque os especuladores sabem que uma nova emergência significa mais dinheiro e que muito disso acabará em suas mãos.
Do primeiro tweet da história, ao meme do gato voador, passando pelas capas icônicas da Time, ou o primeiro álbum do NFT, alguns analistas veem a chegada desse instrumento intangível como o prelúdio da reimaginação do dinheiro, onde os campos semânticos ainda incipientes ao redor o metaverso e as criptomoedas definirão o curso das coisas.
Pedimos a um analista financeiro e um curador de arte que desenhasse o futuro dos NFTs no mundo da arte. Quanto custa o mais caro que se pode obter? Como pode aumentar a fortuna do artista, do comprador ou do patrimônio de um museu? Especulação ou instrumento de expressão dos novos tempos?
Foto apenas ilustrativa
Texto publicado originalmente em espanhol no jornal El País
O mercado de arte vive um dos seus momentos mais atípicos, mas também um dos mais esperados e evidentes, onde todo o seu potencial especulativo atendeu plenamente às possibilidades do ecossistema digital. Estamos diante de um ponto de virada ou é apenas mais um grito desesperado do capitalismo?