Ano 27                                                                                                                              Editado por Jomar Morais
vitrine pj
tv sapiens


Clipping & Ideias
Para receber envie "Sim" e seu nome via Whatsapp:
(84) 99983-4178
LIVREIRO SAPIENS
Acesse nosso acervo
PLANETA*Zap
 
LEITOR SOLIDÁRIO
Planeta Jota é um site independente com olhar diferenciado sobre temas essenciais. Doe qualquer valor e ajude este projeto iniciado há 26 anos.
Informe-nos sobre sua doação
e ganhe um livro digital do Sapiens
Ao vivo na TV Sapiens
Titular da conta: Jomar Morais
O Caminho de Francisco
A Úmbria de Francisco de Assis. Clique e leia
www.dialogofraterno.com
https://youtube.com/sapiensnatal
Acesse a programação. Inscreva-se no canal
Planeta Jota é um website sem fins lucrativos editado pelo jornalista Jomar Morais, desde maio de 1995, com a ajuda de voluntários. Saiba mais.

Não publicamos texto editorial pago. Se você deseja ajudar na manutenção deste trabalho, poderá fazê-lo mediante uma doação de qualquer valor via PIX 84-999834178, via Pagseguro ou adquirindo os livros divulgados aqui pelo Livreiro Sapiens. Assim você contribuirá para a difusão de ideias que despertam consciências e mudam o mundo e estimulará os autores que compartilhamos.

 
Fale com a gente
QUEM SOMOS
Único livro brasileiro
com uma abordagem
interdisciplinar do tema, abrangendo ciência, filosofias e religiões.
Compre na Amazon
e receba o livro agora
Clique aqui para acessar
todos os vídeos do canal
Pix: 84999834178
Destaque recente
As mutações do sexo. Para onde vamos?
A arte da simplicidade
O vídeo mais visto
     ou
Blogueiros & Escritores
Aldenir Dantas
Glácia Marillac
Guto de Castro
Wescley Gama
Jorge Braúna
Textos místicos
Clube da Esquina
O que é a mente e o que é meditação. Como libertar-se dos grilhões e alcançar a mente meditativa. Nove estágios da prática eficaz.
Jomar Morais
LEITURA IMPERDÍVEL !
Você vai rir. Você vai chorar. Você vai refletir.
Contos de
Aldenir Dantas
Histórias divertidas. Personagens surpreendentes.
Só aqui desconto de 30% !
35 reais + frete (12 reais)


PIX 84-999834178 (celular)
[Envie recibo e endereço via WhatsApp]

Ou compre no cartão em até 18 vezes pelo
Pague com PagSeguro - é rápido, grátis e seguro!
Site antigo, substituido em 12/março/2023. Clique em "INÍCIO" e acesse o novo site.

OUTRO OLHAR
por Jomar Morais
 
CÉU E INFERNO
O mundo surge e alimenta-se do desejo, mas é inútil esperar do desejo (ainda que espiritualizado e nobre) que ele nos conduza à felicidade 
No excelente livro O universo autoconsciente, do físico Amit Goswami, encontro uma história exemplar sobre a nossa relação com o desejo e a utopia da felicidade egóica.

Um homem morre, acorda no paraíso e, faminto, pede comida a um atendente. O rapaz esclarece: “Tudo que você tem que fazer é desejá-la”. Como num passe de mágica, pratos saborosos surgem à mesa assim que o recém-chegado os cobiça e, maravilhado, ele se empanturra. Mas logo o noviço se vê enredado em outra carência. Sente-se solitário e quer a companhia de uma mulher. A mágica se repete. Mal pensou e um avião das passarelas pousa ao seu lado, causando-lhe imensa euforia. E assim se sucedem os desejos e suas realizações imediatas, até que, entediado, o homem vai de novo ao atendente:

- Isto aqui não é o que eu esperava. Pensei que a gente ficava entediado e insatisfeito apenas no inferno - queixa-se com amargura.

Então, o atendente olha nos seus olhos e, irônico, pergunta:
- E onde é que você pensa que está?

                                                     *      *     *     *     *     *

O nó está dado. E é preciso a sabedoria do santo ou a sagacidade do filósofo para percebê-lo. O mundo surge e alimenta-se do desejo, mas é inútil esperar do desejo (ainda que espiritualizado e nobre) que ele nos leve à bem-aventurança, a felicidade perfeita lastreada na serenidade. Na escravização à pulsão egóica, podemos alcançar as alturas, mas nossa experiência íntima será sempre infernal.

Já no século 19, o filósofo Schopenhauer concluiu que o mundo é representação e vontade. Ou seja, é objeto condicionado ao sujeito, intuição e projeção. É o véu de maia dos orientais expresso nas formas, ilusório por sua natureza e impermanência e, no entanto, base sobre a qual operamos os desejos, eterna fonte de conflitos. Schopenhauer nos revela, com jeito de condenação: nossa vida é um pêndulo que oscila entre o sofrimento do desejo e o tédio que sucede à sua realização.

Um beco sem saída? Prefiro achar, acima de meus desejos, que há intenção e sabedoria nos dilemas e paradoxos. O desenvolvimento da consciência necessita do teatro das formas e da servidão do desejo, mas só a consciência ampliada é sábia o suficiente para não se identificar com o recurso instrumental (forma e desejo), alcançando liberdade e serenidade.

Na rotina vegetativa, centrada no ego, somos como o torcedor fanático que no estádio delira e é capaz de cometer loucuras se o seu time for derrotado. No nível da consciência ampliada, somos o torcedor normal que se diverte, alegra-se ou sofre com o seu time, sem perder a noção de que se trata de um jogo, uma simples brincadeira.

Desejos e frustrações são parte do jogo da vida e se, por causa deles, o sofrimento nos ameaça, manda o bom senso que recordemos: é um jogo, apenas um jogo...
[Publicado na edição de 28/02/12 do Novo Jornal]
Clique e deixe seu comentário no
Fórum dos Leitores do Planeta Jota