VIVER - Outro olhar sobre
o amor, a dor e o prazer
O novo livro de Jomar Morais, publicado pela Sapiens Editora, está à venda em todo o Brasil através das redes Livraria Cultura, Livrarias Saraiva, Livraria Orion.ComSaber, PotyLivros e em condições especiais, com frete livre e parcelamento, na loja virtual da editora, que opera com as múltiplas facilidades do sistema PAGseguro UOL >> www.sapienseditora.com
[Veja no final desta página imagens do lançamento do livro na Livraria Saraiva]
Quando o nosso olhar muda, o mundo muda. E se o que muda é o jeito convencional de encararmos o amor, a dor e o prazer - esses três pilares da fruição da vida -, o resultado é uma metamorfose. Temas, pessoas, situações e desafios da jornada humana ganham novos significados e cores. A sombra de hábitos e crenças que estreitam o nosso horizonte se dissolve na luz da nova percepção. Enfim, mergulhamos numa experiência radical da qual sempre emergimos mais simples e plenos, mais gratos e mais vivos.
Em Viver, o jornalista e estudioso das tradições sapienciais Jomar Morais nos convida a exercer esse outro olhar com argumentos incisivos, mas expostos com leveza e poesia. Com a sua experiência de editor de grandes jornais e revistas, ele disseca 40 temas do cotidiano do homem contemporâneo em crônicas suaves que nos provocam a repensar a vida e a solucionar problemas a partir de novas possibilidades criativas.
SOBRE O LIVRO E O SEU AUTOR
Apresentação

Jomar Morais tem o dom da ubiquidade: medita no Sapiens, em Natal; percorre cidades sagradas do hinduísmo; vê horizontes além das muralhas de Cartagena; conhece vexames, na Argentina, quando “a paz das sepulturas” encobre os crimes dos generais. Ao descobrir, na Grécia, a douta ignorância (só sei que nada sei), mergulha em suas origens espirituais na Ilha da Madeira.
Jornalista por vocação, mochileiro por opção, pisou nos cinco continentes e viu que o mundo era pequeno diante das possibilidades humanas. Essa compreensão o fez capaz de “olhar a vida de outra perspectiva e atribuir-lhe um novo significado”.
Em seu peregrinar pelos caminhos da sobrevivência Jomar acampou nas redações dos melhores jornais e revistas do país, onde muito aprendeu e muito ensinou. Vendo e ouvindo, vacinou-se contra o mal da “normose” - a praga da normalidade. Preenchia a pauta do seu dia a dia com literatura feita às pressas, conceito que o pragmatismo incorporou ao jornalismo.
“Este mundo é meu!” - conclui. Longe de ser uma afirmação egoísta, a consciência de existir, purificando sentimentos e intenções, mobiliza sua habilidade de lidar com paradoxos.
Perseverando no amor a Deus, o amor ao próximo o faz palmilhar o caminho do meio, “aquele no qual respondemos a cada evento de forma apropriada”.  Não é fácil mas é possível - diz - “E a recompensa de uma vida saudável, com equilíbrio emocional e consciência, vale o esforço para seguir nessa trilha”. Eis o caminho dos sábios, o caminho do meio, aquele que Jomar Morais, peregrino obstinado, aprendeu a trilhar, semeando grãos de solidariedade e amor cristãos.
Bom semeador e bom samaritano,vestiu o manto de observador e projetou novo olhar sobre o amor, a dor e o prazer, realidades definidoras da maravilhosa arte de VIVER.
Francisco de Assis Câmara,
autor de O Silêncio de Deus
 
Outro olhar
O que é mais difícil que tudo? O que parece mais simples: ver com os nossos
próprios olhos o que está na frente deles.

Goethe
A coruja que ilustra a capa deste livro é emblemática. Tem tudo a ver com o espírito das crônicas singelas que compõem esta coletânea, nas quais compartilho com os leitores algumas visões e descobertas de meus mergulhos introspectivos e de meus contatos com grandes mestres. A coruja é o símbolo da sabedoria desde a Grécia antiga, onde era associada a Atena, a deusa do saber. Para alguns, ela é também o símbolo da filosofia.
Isso não autoriza ninguém a imaginar que está diante de uma obra erudita ou pretensiosa, o que seria ridículo. Viver é apenas o relato, em linguagem coloquial e concisa, de uma experiência solitária de percepção de outras nuanças da realidade quase sempre encobertas pela sombra de supostas obviedades. É o exercício de outro olhar em direção à simplicidade, a essência da sabedoria. (...)
(Trecho do prefácio)
O autor
Jomar Morais é jornalista e estudioso das tradições espirituais. Foi editor da revista Viagem e Turismo (Editora Abril), tendo se aposentado em junho de 2006.  Foi repórter, colunista e editor político no Jornal do Brasil,Folha de S. Paulo, Veja e Istoé, editor especial da Superinteressante, redator em O Estado de S. Paulo,coordenador de projetos especiais daExame e seu correspondente  no
Nordeste. Lecionou Jornalismo na Escola de Comunicações e Artes da USP e na Faculdade Cásper Líbero (SP). Foi o primeiro jornalista brasileiro a publicar uma coluna na Internet. Em 2001 fundou em Natal o Sapiens - Centro de Estudos Filosóficos e Autoconhecimento.  É autor do livroMeditação (Editora Abril) e co-autor deViagem Interior (Editora Ediouro).
Uma noite inesquecível para Jomar Morais e seus amigos. Foi assim o lançamento do livro Viver - Outro olhar sobre o amor, a dor e o prazer na Livraria Saraiva do Midway Mall. O ponto alto do evento, que durou três horas, foi o bate-papo com o médico e terapeuta Luis Fernando Ruegger, o dramaturgo Fábio Fidélis e o autor no auditório da livraria. Amigos e parceiros de atividades espirituais, companheiros jornalistas, políticos e intelectuais potiguares prestigiaram o evento, entre os quais o presidente da Academia Norte-rio-grandense de Letras, Diógenes da Cunha Lima. Segundo a Siciliano, a noite foi também um sucesso de vendas. JM agradece o apoio do Novo Jornal, Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Tropical, Sim TV, colunistas, blogueiros e tuiteiros.

Mãos do autor autografando Viver

Amigos, amigas e companheiros de fé

Jornalistas e políticos reencontram JM

Luis Fernando (esq.), Fábio e JM no bate-papo

Amigos e leitores: troca de ideias


O LANÇAMENTO, ENTRE AMIGOS E LEITORES

Contamos com sua
parceria para
seguirmos em frente
Ano 22                                                                                                          Editado por Jomar Morais
 
 


 
 


Planeta Jota é um site independente com um olhar diferenciado sobre temas essenciais.

Se você gosta de nossos conteúdos, doe qualquer valor e ajude-nos a prosseguir com esse projeto iniciado há 22 anos.
A cada doação você pode solicitar um livro digital ou um fac-símile da seção Documento

Obrigado por sua colaboração.

compartilhar
 
vitrine pj
tv sapiens