Música pela mudança
Postado em 03 Jan 2015 15 48 Cultura Popular





Ciranda é um tipo de dança (e música) pernambucana. Tem origem mais precisamente na Ilha de Itamaracá, pelas mulheres de pescadores que cantavam e dançavam esperando eles chegarem do mar. Caracteriza-se pela formação de uma grande roda, geralmente nas praias ou praças, onde os integrantes dançam ao som de ritmo lento e repetido, com o compasso bem marcado por um toque forte do zabumba (ou bumbo), e acompanhado pelo tarol, o ganzá, o maracá e coreografado pelo movimento dos cirandeiros. São utilizados basicamente instrumentos de percussão.

A cidade de Currais Novos foi colonizada inicialmente por Criadores de Gado, dentre os quais Cipriano Lopes Galvão, nomeado Coronel do Regimento de Cavalaria da Ribeira do Seridó, e agricultores que têm em sua origem cristãos-novos vindos dos Açores e de Portugal. Cipriano Lopes Galvão veio de Igarassu/PE com sua esposa Adriana de Holanda e Vasconcelos no ano de 1754 para a região do Totoró. No local, fixou residência e fundou uma fazenda de gado.

Interessante notar que a cidade de Igarassu fica a apenas 20km de distância da cidade de Itamaracá, berço da ciranda, o que nos leva a acreditar que todos esses trabalhadores que vieram ajudar com suor e trabalho a construir a identidade da cidade de Currais Novos trouxeram a lembrança e a força da cultura popular pernambucana, incluindo a ciranda.

Pensando nisso o Grupo Casarão de Poesia, de Currais Novos, lançou sua versão do Hino de Currais Novos, produzindo um vídeo clipe musical, em forma de CIRANDA e RAP, com a participação de vários artistas.

O clipe é inspirado no projeto internacional "Playing for Change" (em tradução livre: Música pela mudança),
criado com o objetivo de unir músicos do mundo inteiro em prol de mudanças globais.

O HINO DE CURRAIS NOVOS tem letra do Professor Antônio Quintino Filho, música do Maestro Francisco das Chagas Bezerra. O hino foi instituído através da Lei Nº 771/1976, oficializado em 21.12.1976. A lei entrou em vigor a partir do dia 31 de janeiro de 1977.

Confiram o resultado no link:

https://www.youtube.com/watch?v=Yan5hDe8Suk



Para abrir o formulario de comentarios, clique sobre o titulo do texto ou sobre o link de um comentario:
Para abrir a janela de comentarios, clique sobre o titulo do texto ou sobre o link de um comentario

Deixe um comentario
Seu nome
Comments