Voluntariamente
Postado em 17 May 2014 09 47 Música

Certa vez recebi um amigo na sede da Associação Casarão da Cultura Potiguar (Casarão de Poesia) em Currais Novos e fiquei entusiasmado, mostrando as ações realizadas gratuitamente pela ONG junto à comunidade.


Então esse amigo perguntou por qual razão eu fazia aquele trabalho que não trazia nenhum retorno financeiro. Um pouco surpreso diante do questionamento, fiquei refletindo.


No começo não tinha um objetivo específico. As coisas foram acontecendo. Esse
trabalho voluntário de um pequeno grupo foi crescendo e realizando diversas
atividades culturais, aulas de música, atividades de incentivo à leitura,
grafitagem, oficinas e noites de poesia...


Talvez o voluntariado ajude a resolver parte dos problemas sociais do Brasil. Talvez nosso objetivo seja o sentir-se útil e valorizado. Fazer algo diferente no dia-a-dia...


Dinheiro não é tudo, nem de longe. Ver o olhar de um jovem aprendendo os primeiros acordes num violão ou numa sanfona não tem preço. Ver crianças lendo livros numa biblioteca comunitária também não. É um trabalho muito gratificante e prazeroso.


Cada pessoa pode fazer a diferença e talvez seja um pensamento equivocado achar que apenas votando e pagando os impostos estamos fazendo nossa parte na sociedade. O serviço voluntário também nos proporciona conhecer gente diferente e interessante, numa fantástica troca de experiências e vivências.


Precisamos nos colocar no lugar do outro. Sentir e sondar suas necessidades. Ver o outro lado da vida.  Devolver um pouco do que aprendemos na longa caminhada. Como diria o Professor Hermógenes (mestre yogue) o trabalho voluntário pode nos trazer "A sensação de ser útil, de ser bom."


Wescley J. Gama



Orquestra de Violões do Seridó Oriental, resultado do Curso Gratuito de Violão do Casarão de Poesia. Apresentação no Abrigo de Idosos de Currais Novos.


Curso gratuito de sanfona no Casarão para jovens da comunidade.


Aulas de Violão no Casarão de Poesia.



Para abrir o formulario de comentarios, clique sobre o titulo do texto ou sobre o link de um comentario:
Jomar Morais
25 May 2014 18 20
Caro Wescley, obrigado por revelar para os amigos do PJ o trabalho da ONG e seu pensamento lúcido sobre ativismo social. Precisamos incentivar o lado bom das pessoas e da vida. Abraço.
Deixe um comentario
Seu nome
Comments