Hatha Yoga
Postado em 11 Sep 2018 14 45 Cultura Popular

A palavra yoga provém do sânscrito "YUG" e significa UNIÃO. Refere-se a união do corpo, da mente e das emoções, no sentido de obter um equilíbrio entre estes três aspectos. Enfatiza a boa postura do corpo, a posição correta da coluna vertebral e o controle da respiração para conseguir uma maior harmonia mental e física.

Na vida cotidiana atual nos defrontamos com diversas dificuldades: a ansiedade, o estresse, os horários extensos e carregados de atividades, o ruído, o cansaço, o nervosismo... O yoga nos dá ferramentas que nos ajudam a balancear asenergias, focalizar a atenção, afrouxar as tensões físicas e mentais, despertando uma harmonização interior e bom funcionamento do organismo.

Pratico Hatha yoga e o método Hermógenes desde 2008. Após uma formação inicial ministrei aulas de Yoga na ONG Casarão de Poesia em Currais Novos entre  os anos 2013 e 2015. Fiz o curso de formação Livre ofertado pelas casas SADHANA PADA e CASA LUA (Natal/RN), realizado entre Maio e Dezembro de 2017.

Durante todos anos de 2017 atendemos cerca do 50 usuários da Unidade Básica de Saúde Santa Maria Gorete, em Currais Novos/RN. Nas aulas foram aplicados Pranayamas (respiração), Dhyana (meditação), ásanas e rexalamento.


A Hatha Yoga foi Introduzida por Yogui Swatmarama, no século 15, na Índia, é considerada o estilo 
mais popular e fácil de yoga, sendo a mais indicada para iniciantes. A atividade pode ser praticada por todo tipo de pessoa e idade e engloba um misto de exercícios respiratórios (pranayama), posturas (asanas) e meditação/ concentração/ relaxamento (dharana e dhyana). As asanas, que  são diversas posições, têm como propósito proporcionar o relaxamento
mental que auxilia na concentração, na meditação, na remoção de doenças e no equilíbrio energético, além de auxiliar na flexibilidade corporal.
Os pontos altos se dão no controle da respiração.


Wescley Gama


Para abrir o formulario de comentarios, clique sobre o titulo do texto ou sobre o link de um comentario:
Para abrir a janela de comentarios, clique sobre o titulo do texto ou sobre o link de um comentario

Deixe um comentario
Seu nome
Comments