Ler é como escovar os dentes
Postado em 05 Oct 2014 15 54 Cultura Popular



Na sede do Casarão de Poesia recebemos semanalmente turmas de alunos de escolas de vários municípios para realizar atividades de incentivo à leitura e à música.

Após um momento de sensibilização e fruição, com a leitura de poetas como Antônio Francisco, Ferreira Gullar, Jessier Quirino e Manoel de Barros, entremeado com músicas de Luiz Gonzaga, Xangai, Zé Geraldo e Juraildes da Cruz, falamos um pouco sobre a história da Associação Casarão da Cultura Potiguar (Casarão de Poesia), da qual fazemos parte, mostrando como funciona a biblioteca/dvdteca de acesso livre à toda a comunidade e contando sobre as ações já realizadas pela ONG (cursos de violão, sanfona e flauta, oficinas de grafitagem e poesia, comemoração do Dia da Poesia, lançamento de livros, etc.)

Em seguida falamos um pouco sobre o ato e o hábito de ler, momento que consideramos crucial, o mais importante da visita. Eu sempre começo dizendo que temos o direito de não gostar de algumas coisas, como eu, por exemplo, não gosto de comer chuchu. Mas posso encontrar os seus nutrientes em outros legumes/verduras. Posso dizer que não gosto de chocolate (será?) e também não vou morrer se passar o resto desta vida sem provar um.

Mas há coisas (digo a eles) que devemos pensar se realmente podemos dizer apenas que gostamos ou não, sem uma reflexão mais aprofundada. Todos os dias escovamos os dentes, por exemplo. É um hábito muito saudável e importante para nossa higiene. Mesmo que não gostemos do ato de escovar, precisamos fazê-lo, para nossa saúde e para não chegarmos à escola de manhã com um "bafo de bode", como dizem aqui na minha região.

Ler é como escovar os dentes: Uma verdadeira necessidade, um hábito saudável para um futuro melhor, uma alavanca para ampliarmos nossa visão de mundo e nossa memória, conhecermos novas culturas, outras formas de viver. Através da leitura aguçamos a imaginação e nos transportamos para outras dimensões, nos emocionamos e abarcamos um novo mundo de emoções e sentimentos antes desconhecidos. Desenvolvemos uma forte vivência interior.

A mente de quem lê está sempre em expansão e jamais voltará ao tamanho anterior. Leia mais!

Wescley J. Gama

Para abrir o formulario de comentarios, clique sobre o titulo do texto ou sobre o link de um comentario:
Para abrir a janela de comentarios, clique sobre o titulo do texto ou sobre o link de um comentario

Deixe um comentario
Seu nome
Comments