Postado em18 May 2019 18 46 HISTORIAS DE MERICO

Aconteceu no ano de 1972. Numa visita de Felipe Tiago Gomes* ao Ginásio Cenecista Mericoense, os alunos ganharam réguas verde e amarelas com a marca do sesquicentenário da independência, além de gibis e coquetéis de palavras cruzadas.
A empolgação dos alunos com aquela, até então, desconhecida modalidade de passatempo foi enorme. Tanta que um professor instituiu um prêmio para quem primeiro preenchesse o livreto.
Zeca Paulo, conhecido pelo seu desempenho escolar bem acima da média, foi o primeiro a procurar o organizador do concurso.
- Apenas dois dias, e você já respondeu tudo, Zequinha?
- Não, professor. Tem um erro naquele negócio... Só pode tá errado.
- E o que você acha que está errado?
- Já tentei de todo jeito e maneira. Já perguntei a todo mundo, até a gente que é professor e ninguém sabe a resposta. Só pode tá errado.
- Mas o que, enfim, está errado?
- A pergunta é: opera de verde. E quem é que opera de verde? Pelo que eu e todo mundo sabe, quem opera de verde é médico, doutor, cirurgião, esse povo aí...
- E não cabe nenhuma dessas respostas nos quadrinhos?
- Não, senhor. Só tem quadro pra 4 letras. Tinha que ter era 6.
Ninguém concluiu a tarefa e o prêmio foi sorteado numa comemoração da escola. Decorrido um bom tempo, o professor, por curiosidade, perguntou:
- Zequinha, você conseguiu descobrir a resposta para aquela questão do coquetel?
- Não, professor. Continuo perguntando... Mas não tem jeito, ninguém sabe.
- Ô, menino! Me faça um favor: traga esse coquetel aqui que eu quero dar uma olhada nesse mistério.
Ele trouxe e o professor, prontamente, falou:
- A resposta é Aída.
- Ôxente! E quem é esse aída que opera de verde?
- Aída não opera de verde, Zequinha. Aída é uma ópera de Verdi. Ópera de Verdi, Aída! Sacou?
- Putzgrila, professor! Mas... agora já era.
- É, amigo, você é inteligente paca, mas nessa entrou pelo cano.
- Entrei mesmo... Respondeu rindo para o professor que, também, ria.
Aldenir Dantas
*Felipe Tiago Gomes nasceu na cidade de Picuí (PB), em 01 de maio de 1921. Oriundo de uma família humilde, fundou a CNEC - Campanha Nacional de Escolas da Comunidade que se transformou na maior obra de ensino comunitário das Américas.
Para abrir a janela de comentarios, clique sobre o titulo do texto ou sobre o link de um comentario:
Aldenir Dantas da Costa
18 Jun 2019 18 25
Obrigado, caro Jorge Braúna. Abraço.
Jorge Braúna
09 Jun 2019 17 57
Que história, heim!!! Parabéns! Legal saber a respeito do fundador do cenec!