Painel Espiritualidade, Família e Relacionamentos - 28 de novembro de 2012.
Clique para ver imagens e saber como foi o evento.

                  Respostas

QUE É O SAPIENS?

É um espaço para o esclarecimento de questões que inquietam e estimulam o homem em seu processo de autorrealização.

QUE FAZ?

Promove o estudo regular de temas filosóficos e das tradições espirituais, realiza práticas meditativas e outras técnicas de autoconhecimento e, eventualmente, promove cursos e seminários.

QUEM FAZ?

Profissionais e pesquisadores, meditadores e orientadores comprometidos com uma nova era de paz e espiritualidade.

QUEM DIRIGE?

O Sapiens foi idealizado e é dirigido por Jomar Morais, jornalista, meditador e divulgador de valores espirituais para uma sociedade plural e democrática.

QUAIS OS VALORES?

O Sapiens se propõe a cultivar os valores transcendentais e universais do amor e da compaixão, do trabalho e do respeito ao próximo e às diferenças,  reconhecendo a unidade divina na diversidade do universo.

QUAL O CREDO?

Cremos que tudo se move. Amamos fluir com a vida.

O Sapiens é uma organização independente. Não está subordinado a partidos políticos ou a qualquer organização ideológica ou religiosa.

COMO ENTRAR EM CONTATO?

Para falar conosco, envie sua mensagem para o email  sapiens.ntl@gmail.com
Grupo de Estudos Filosóficos e Autoconhecimento
Rua Sete de Setembro, 1828 - Candelária - Natal, RN - CEP: 59065-250
SAPIENS
Reunião regular: terças-feiras, 18h45   |   Contato: sapiens.ntl@gmail.com



Siga-nos >>
ALGUNS DOS EVENTOS RECENTES REALIZADOS PELO SAPIENS
Palestra Musical - 26 de março de 2013. Com Tazo Amaral. Comemoração dos 12 anos do Sapiens.

RESUMO HISTÓRICO
O Sapiens foi fundado em maio de 2001, com o nome de Grupo de Meditação Cristã - GMC, pelo jornalista Jomar Morais, com a colaboração de um grupo de jovens, dentre os quais se destacavam João Câncio, Marcelo de Aquino Martins, André Arruda, Marlos Alves Bezerra e Allany Soares.

Nesse período, as meditações semanais eram realizadas em uma sala comercial do Edifício Sisal, no centro de Natal. No dia 10 de dezembro de 2002 
Jomar Morais fala durante a inauguração da sede
do Sapiens, no bairro Candelária, em 2002
O SAPIENS HOJE
Instalações atuais do Sapiens, disponíveis para locação para eventos culturais e práticas psicológicas e espirituais


facebook/sapiens natal

instagram/sapiensnatal

Confraternização de Natal - 17 de dezembro de 2013. Uma noite inesquecível. Clique aqui para ver as imagens.
A Morte da Cultura - Um diagnóstico do mal-estar da civilização. Dia 22 de julho de 2014. Evento especial, com palestra do filósofo e multiartista José Ramos Coelho, momento para debate e apresentação do Coral Rouxinol, sob a regência de Fábio Cruz. Clique Aqui, veja detalhes  e saiba como se inscrever gratuitamente.
10° Encontro com o Silêncio | 7 a 9 de novembro de 2014 - O retiro de meditação mais tradicional do Nordeste completa 10 anos. Foi realizado em novo local, maior, com melhor infraestrutura. Veja fotos e vídeo >>> Clique Aqui Saiba como foi a programação do evento >>> Clique Aqui
8° Dia de Silêncio - 06 de dezembro de 2014
Prática intensiva de silêncio e meditação, das 8h às 18h. Inscrição só no Sapiens até 02/12. Contribuição: 7 reais
O SILÊNCIO É DEZ!
Vídeo artesanal comemorativo da10ª edição do Encontro com o Silêncio, o maior retiro de meditação do Norte e Nordeste, promovido pelo Sapiens.
Clique Aqui para ver fotos do evento
Fim de Ano no Sapiens - dezembro 2014. Clique e acesse
TV SAPIENS
www.youtube.com/sapiensnatal
Acesse a programação completa
e increva-se em nosso canal
11º Encontro com o Silêncio - 9 a 12 de outubro 2015
O retiro de meditação mais tradicional do Nordeste ganhou mais um dia. Para saber mais e se inscrever Clique Aqui
10º Dia de Silêncio - 18 de julho de 2015
Prática intensiva de silêncio e meditação, das 8h às 18h. Inscrição só pessoalmente no Sapiens até 14/07.
11º Dia de Silêncio - 21 de novembro de 2015
Prática intensiva de silêncio e meditação, das 8h às 18h. Inscrição só pessoalmente no Sapiens até 17/11. Ou através de um membro do grupo. Contribuição: 8 reais
14º Dia de Silêncio no Sapiens - 03 de junho de 2017

13º Dia de Silêncio no Sapiens
- 19 de novembro de 2016.

12º Encontro com o Silêncio - retiro de meditação, de 14 a 16 de outubro de 2016. Clique Aqui e veja o vídeo

12º Dia de Silêncio - 30 de abril de 2016

Prática intensiva de silêncio e meditação, das 8h às 18h. Alimentação vegetariana. Inscrição só pessoalmente no Sapiens até 26/04. Ou através de um membro do grupo. Contribuição: 10 reais

     RECORDAR É VIVER!

Clique e veja imagens e notas dos eventos que marcaram o caminho do Sapiens

RECORDAR É VIVER!

Clique e veja imagens e notas de eventos que marcaram os anos anteriores no Sapiens
Acesse >>> dialogofraterno.com
* Lançamento de livros  * Seminário e painel  * Roda de diálogos  * Sarau
Início das comemorações pelos 15 anos do Sapiens, em 17 de maio 2016: novo livro de Jomar Morais e workshop Carma e Superação, com JM e José Ramos Coelho (esq). Clique e veja o álbum
Expositores e músicos dos quatro eventos comemorativos
17 DE MAIO - Lançamento do novo livro de Jomar Morais, Levanta-te e anda! Outro Olhar Sobre Carência e Plenitude, Medo e Realização, e da terceira edição do livro Meditação - Simples Fácil e Eficaz, do mesmo autor.  |  Música ao violão, com o maestro Fábio Cruz.  |  Workshop Carma e Superação, com Jomar Morais e o doutor em Psicologia José Ramos Coelho.

31 DE MAIO   -Palestra e diálogos sobre Como ajudar pessoas em sofrimento psicológico e risco de suicídio: a importância da escuta, com Regina Ramos, da equipe do CVV, e o poeta e escritor Aldenir Ramos.

Assis Câmara
Jomar Morais
J. Ramos Coelho
Regina Ramos
Aldenir Dantas
Fábio Cruz
A festa dos 15 anos do Sapiens
Cuidadores de Francisco, a prática compassiva do Sapiens nas ruas
14 DE JUNHO - Palestra e debate com o escritor Francisco de Assis Câmara sobre O Silêncio de Deus - Uma Reflexão sobre o Bem e o Mal, tema de seu livro mais recente.

19 DE JULHO - Sarau Poético-Musical e Contação de Histórias, coordenado por Kelly Rocha e com participação da terapeuta Ana Cássia Nogueira e crianças do curso de Yoga do Espaço Prosperidade.

Os vídeos das palestras e da Roda de Diálogo estão na TV Sapiens > www.youtube.com/sapiensnatal
Nossa caminhada
com clareza e paz
 
foi inaugurada a sede atual da Rua Sete de Setembro, no bairro Candelária. Desde então, outros colaboradores se juntaram ao grupo, tornando viável a ampliação da grade de estudos e das práticas meditativas. Entre estes, alguns se destacaram pela participação regular e dedicada na organização de nossos principais eventos e aqui são citados como uma forma de homenagem a todo o grupo: Valquíria Félix, Nely Pizzocolo, Lenita Menezes, Luis Fernando Ruegger e José Ramos Coelho.
Quer receber o boletim Sapiens Oficial em seu Whatsapp?

Envie uma mensagem via Whatsapp para (84) 99983-4178 com o seu nome, sua cidade e a frase "Sapiens Oficial" e mantenha-se informado sobre todas as atividades do Sapiens.

Cenas do 13º Encontro com o Silêncio, 2017
Ano 23                                                                                                              Editado por Jomar Morais
vitrine pj
tv sapiens



Nossa jornada de estudos e meditação de 2018 começou em 20 de fevereiro e inclui a continuidade do estudo da vida e do pensamento de Francisco de Assis através do olhar de Inácio Larrañaga, autor do livro O Irmão de Assis. Esta obra abala nossas referências e nosso comodismo ao apresentar o santo vivo e atuante e desmascarar as versões que ocultam o poder revolucionário do amor e da misericórdia pela transformação radical de corações e mentes e do mundo criado e sustentado por mentes e corações. Vale a pena participar desse estudo às terças-feiras, a partir das 18h45.

Nossa programação inclui ainda a realização do 14º Encontro com o Silêncio, nosso retiro de meditação; a série Dia de Silêncio, prática intensiva de meditação de um dia; uma Roda de Diálogo inter-religioso com representantes de várias tradições espirituais; e um show do cantor e compositor Esso Alencar, em 8 de maio, para comemorar os três anos de nossa ação social Cuidadores de Francisco, cujas rondas compassivas junto a moradores de rua são realizadas às terças-feiras, após a nossa meditação.
Nosso Círculo de Silêncio e Paz!
Bem-vindos à experiência (na verdade, o resultado de nossas experiências anteriores) do Círculo de Silêncio e Paz do Sapiens, instalado na terça-feira, 3 de março de 2020.

O que é o Círculo
A ideia do Círculo de Silêncio e Paz surgiu na madrugada do último dia de nosso 15º Encontro com o Silêncio, o último da série, realizado em novembro passado, e foi anunciada aos participantes do retiro durante a reunião final de partilha.

É simples: consiste no aprofundamento de nossa prática meditativa, trazendo elementos de nossos Encontros com o Silêncio para a reunião semanal do Sapiens, e na ampliação de nossa participação no diálogo inter-religioso.

O Círculo nos reaproxima de nossas origens (meditação, silêncio) e aperfeiçoa nossas incursões espirituais.

Limite de participantes
A exemplo de nossos Dias de Silêncio e Encontros com o Silêncio, há limite de participantes por sessão do Círculo, a fim de permitir às pessoas uma experiência harmônica e profunda. Apenas 15 pessoas serão admitidas no Sapiens por sessão.

O desenho de nossas instalações físicas foi alterado para servir a esse propósito. O acolhimento e o estudo da noite passaram a realizados na sala de recepção. A prática intensiva de silêncio e meditação (o Círculo!) é realizado no salão principal, agora reservado exclusivamente para esta atividade.

Os celulares são recolhidos antes do início da sessão do Círculo. Não é permitida a entrada de garrafas de água no salão de silêncio e meditação.

Compromisso de Silêncio
A sessão do Círculo tem a duração de 1h30m em duas etapas de 45 minutos. Nesse período, o participante se compromete a manter voto de silêncio e a não se comunicar verbalmente ou por gestos com os companheiros meditantes. Há um breve intervalo de 5 minutos entre uma e outra sessão para eventual ida ao banheiro ou beber água, em silêncio.

Horário
A reunião semanal do Sapiens começa pontualmente às 18h45. O estudo, que teve seu tempo reduzido, é encerrado às 19h25. Às 19h30 tem início o Círculo de Silêncio. A partir desse momento não é permitida a entrada de retardatários. O portão externo é fechado com cadeado.

Outros Círculos
Em articulação com outros companheiros, Jomar Morais estimulará o surgimento de Círculos de Silêncio e Paz em diferentes cidades e mesmo em bairros de uma mesma cidade. Os interessados em instalar Círculos de Silêncio devem entrar em contato via Whatsapp.

Em 2021, se possível, realizaremos o primeiro grande evento dos Círculos de Silêncio e Paz para trocas de conhecimentos, diálogo inter-religioso e, sobretudo, prática intensiva de silêncio e meditação em um retiro de 5 dias.
Começou o ciclo dos Caminhos de Silêncio
Frutos do ciclo dos Encontros com o Silêncio
O 1º Caminho de Silêncio do Sapiens - O Caminho de Francisco  foi realizado com pleno êxito e muitas alegrias durante os 15 dias de peregrinação pela Úmbria de Francisco de Assis (Assis, Espoleto, Perúgia e Gúbio), pela Roma cristã e ainda o bônus de 3 dias de relaxamento e festa em Lisboa.

Clique na foto ao lado e assista ao  flash. Depois virá o vídeo completo.
Documento histórico! Conheça a saga dos Encontros com o Silêncio do Sapiens, realizados durante 15 anos.. Clique nos atalhos e selecione trechos: 00:42:37 - Imagens do 15º Encontro com o Silêncio  |  00:48:29 - Imagens da última meditação e fim do silêncio  |  01:00:02 - A alegre celebração com cantos de gratidão  |  01:04:24 - Momentos finais.