Planeta Jota é um website sem fins lucrativos editado pelo jornalista Jomar Morais, desde maio de 1995, com a ajuda de voluntários. Saiba mais.
Não publicamos texto editorial pago. Se você deseja ajudar na manutenção deste trabalho, poderá fazê-lo mediante uma doação de qualquer valor via PIX 84-999834178, via Pagseguro ou adquirindo os livros divulgados aqui pelo Livreiro Sapiens. Assim você contribuirá para a difusão de ideias que despertam consciências e mudam o mundo e estimulará os autores que compartilhamos.
Só aqui desconto de 30% ! 35 reais + frete (12 reais) PIX 84-999834178 (celular) [Envie recibo e endereço via WhatsApp]
Ou compre no cartão em até 18 vezes pelo
Site antigo, substituido em 12/março/2023. Clique em "INÍCIO" e acesse o novo site.
Poemas do Silêncio
Poemas inspiradores do mural do 13º Encontro com o Silêncio
Veja o vídeo e saiba tudo sobre o evento: Clique Aqui
1º DIA
Se não falas, vou encher o meu coração Com o teu silêncio, e aguentá-lo. Ficarei quieto, esperando, como a noite Em sua vigília estrelada, Com a cabeça pacientemente inclinada.
[ Rabindranath Tagore ]
2º DIA
O Tao que pode ser ensinado não é o Tao eterno. O nome que pode ser falado não é o nome eterno.
O inominável é o eternamente real. Nomear é a origem de todas as coisas separadas.
Livre do desejo você percebe o mistério. Preso no desejo você vê apenas as manifestações.
No entanto, mistério e manifestação surgem da mesma fonte. Essa fonte é chamada escuridão.
Escuridão dentro da escuridão. O portal para todo o entendimento. [Lao-Tse / Tao Te King ]
3º DIA
Senhor, meu Deus, não imagino sequer para onde vou, não vejo o caminho que se abre à minha frente. Não posso saber com certeza onde terminará. Tampouco me conheço realmente a mim mesmo, e o fato de pensar que estou a cumprir a tua vontade não significa que estou a cumpri-la realmente.
Creio, porém, que o desejo de te agradar te agrada mesmo.
Espero manter esse desejo em tudo o que fizer e nunca fazer coisa alguma que se afaste deste desejo. Sei que, assim procedendo, me conduzirás pelo caminho reto, mesmo quando acontecer que o não saiba.
Por isso confiarei sempre em Ti, mesmo que pareça andar perdido entre sombras de morte. Nada temerei, pois comigo estarás sempre e jamais me abandonarás diante do perigo.
[ Thomas Merton ]
4º DIA
Não posso dormir quando estou contigo por causa do Teu amor Não posso dormir quando estou sem ti por causa de meu pranto e gemidos. Passo as duas noites acordado mas, que diferença entre uma e outra! *** Não temos nada além do amor. Não temos antes, princípio nem fim. A alma grita e geme dentro de nós: - Louco, é assim o amor. Colhe-me, colhe-me, colhe-me! *** À noite, pedi a um velho sábio que me contasse todos os segredos do universo. Ele murmurou lentamente em meu ouvido: - Isto não se pode dizer, isto se aprende.
[ Rumi ]
5º DIA Não quero amor que não saiba dominar-se, desse, como vinho espumante, que parte o copo e se entorna, perdido num instante.
Dá-me esse amor fresco e puro como a Tua chuva, que abençoa a terra sequiosa, e enche as talhas do lar.
Amor que penetre até o centro da vida, e dali se estenda como seiva invisível, até os ramos da árvore da existência, e faça nascer as flores e os frutos.
Dá-me esse amor que conserva tranquilo o coração, na plenitude da paz!